Definição de SUV: Você sabe quais são os critérios para definir se é ou não?
Os SUVs se tornaram muito populares no Brasil nos últimos anos, representando 43,8% dos carros novos vendidos no país. Mas afinal, o que é um SUV? A sigla SUV significa Veículo Utilitário Esportivo ou Sport Utility Vehicle, quando traduzido literalmente. Embora a palavra “esporte” sugira desempenho e velocidade, ela é usada aqui para se referir a um carro recreativo.
Os SUVs são geralmente mais altos e robustos do que os sedãs e hatchbacks, seus principais concorrentes de mercado. Eles são ideais para enfrentar as ruas brasileiras, muitas vezes em más condições. No entanto, muitos carros parecem SUVs, mas não são classificados como tal, bem como há aqueles que não são SUVs, mas são vendidos como tal.
A origem dos SUVs remete a 1935, com o lançamento do Chevrolet Suburban Carryall. O modelo foi criado para transportar famílias inteiras por ser espaçoso e confortável. Outro modelo importante é o Range Rover, que surgiu em 1970 unindo a capacidade off-road e a robustez de um jipe utilitário com materiais, acabamentos e equipamentos dos carros de luxo da época.

O verdadeiro pai dos SUVs modernos foi o Jeep Cherokee de segunda geração, lançado em 1984. Com uma carroceria monobloco muito mais leve do que utilitários com carroceria montada sobre chassi, permitiu motores menores mais eficientes e um melhor comportamento dinâmico.
Embora não haja uma definição clara do que é um SUV, segundo a classificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), normalmente é caracterizado por ser um veículo mais alto e espaçoso, tanto internamente quanto externamente, com motor potente e alguma capacidade off-road. Um SUV precisa cumprir quatro dos cinco requisitos a seguir: ângulo de ataque mínimo de 23°, ângulo de saída mínimo de 20°, ângulo de transposição de rampa mínimo de 10°, altura mínima livre do solo entre os eixos de 200 mm e altura livre do solo sob os eixos dianteiro e traseiro mínimo de 180 mm.
Há uma grande variedade de SUVs disponíveis no mercado brasileiro, embora nem todos possuam tração nas quatro rodas. Muitos são capazes de superar situações off-road mais leves apenas com o controle de tração. Embora muitos modelos sejam derivados de carros de passeio, eles ainda são classificados como SUVs. No entanto, muitas vezes o termo ideal para esses modelos seria “Crossover”.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
