Detran abre 3,5 mil vagas para fazer a CNH de graça: entenda como funciona
O Detran-ES iniciou o processo de inscrições para o programa CNH Social 2023, que oferece 3.500 vagas para a primeira fase do programa. O objetivo do programa é fornecer aos interessados a oportunidade de obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente e aprimorar seus conhecimentos para fins profissionais, com foco na entrada no mercado de trabalho.
As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até às 23h59 do dia 14 de abril, exclusivamente por meio do site da autarquia. Para se inscrever, é necessário estar ativo no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico) até o dia 10 de março de 2023. Aqueles que não cumprirem esse requisito podem providenciar a atualização de seus dados para a segunda fase.
No segundo semestre, um segundo edital será lançado, com outras 3.500 vagas, totalizando 7 mil CNH gratuitas. As oportunidades são para a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro); e, para aqueles que já são habilitados, a adição de categoria A ou B e a mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

A lista final dos selecionados para a matrícula online no programa será divulgada no site do Detran-ES a partir do meio-dia do dia 20 de abril. Os candidatos que não foram selecionados nessa lista terão uma nova oportunidade com a chamada única de suplentes, que será divulgada no dia 12 de junho, a partir do meio-dia.
O processo de seleção dos candidatos é realizado eletronicamente, sem interferência humana, de acordo com os critérios do programa e com base nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários no CadÚnico. Os critérios são: menor renda per capita; maior número de componentes no grupo familiar; candidatos com ensino fundamental completo; beneficiário do Bolsa Família; e data e hora de inscrição.
Além da habilitação, os beneficiários do programa que tiverem interesse também poderão passar pela Etapa de Capacitação, que oferece cursos especializados e atualização para condutores profissionais. São oferecidos cursos como transporte escolar, transporte de passageiros, transporte de carga indivisível, transporte de produtos perigosos e transporte de veículos de emergência.
O governador Renato Casagrande (PSB) ressaltou a importância de manter o Cad Único atualizado, pois é através dele que os capixabas podem participar da CNH Social e de muitos outros programas do Estado. O diretor geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, reforçou a importância da rede de apoio ao programa e destacou que essa é uma ação que exige muito do Detran e da sua rede credenciada, que é quem forma os selecionados, além da colaboração dos servidores dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) dos municípios. Com toda essa rede envolvida, o nosso desafio agora é fazer uma gestão qualitativa, ou seja, fazer com que o número de selecionados que concluem todas as etapas seja cada vez maior.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
