Veja alerta do Detran sobre o aumento de mortes no trânsito envolvendo motos

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) chama a atenção para o aumento de mortes em acidentes de trânsito envolvendo motocicletas no estado.

De acordo com o Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo, em 2022 houve um registro de 49% das vítimas fatais no trânsito envolvendo motociclistas, resultando em 407 mortes, um aumento de 9,7% em relação a 2021. Já nos primeiros meses de 2023, esse número aumentou ainda mais, chegando a uma média diária de uma vítima fatal por dia.

Atualmente, existem mais de 660 mil motocicletas, motonetas e ciclomotores registrados no estado, representando quase 30% da frota total de veículos. No entanto, esses veículos de duas rodas são responsáveis por quase metade das vítimas fatais no trânsito do estado.

Veja alerta do Detran sobre o aumento de mortes no trânsito envolvendo motos

A utilização do capacete de segurança é obrigatória no Brasil e deve ser usada pelo condutor e pelo passageiro da motocicleta. Entretanto, muitos ainda insistem em desrespeitar essa norma, resultando em graves lesões em caso de acidentes. Somente nos primeiros meses de 2023 foram registrados 847 condutores flagrados conduzindo seus veículos sem o uso correto do capacete.

Confira muito mais sobre o Detran ES

O Detran|ES realizou um levantamento das infrações mais cometidas pelos motociclistas no estado. A infração mais registrada nos primeiros meses de 2023 foi o excesso de velocidade, com 16.101 autuações em apenas três meses. Além disso, dirigir sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Permissão para Dirigir (PPD) ou Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) é uma prática comum entre os motociclistas, sendo autuados 2.000 condutores por essa razão somente nos primeiros meses deste ano.

Os acidentes envolvendo esses veículos representam um grande impacto na sociedade, já que muitas vezes deixam sequelas graves e permanentes nos envolvidos e afastam pessoas jovens do mercado de trabalho. Por isso, é importante que os motociclistas obedeçam às regras de trânsito, usem equipamentos de segurança e respeitem a sinalização.

O Detran|ES tem adotado medidas de conscientização para alertar os condutores sobre os riscos e as consequências dos acidentes com motocicletas. É necessário que as autoridades de trânsito continuem realizando campanhas educativas e fiscalizando as infrações cometidas pelos motociclistas para reduzir os índices de acidentes no estado do Espírito Santo.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Jeep Compass: Descontos Surpreendentes de Até R$ 31 Mil para CNPJ

A Jeep anunciou em novembro de 2025 novas condições para aquisição do Compass, especialmente voltadas…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat Strada 2023: A picape cabine dupla que surpreende pelo conforto

A Fiat Strada é referência no segmento de picapes compactas há mais de 20 anos….

Gabriel Schmoller
Notícias O Novo Haval H6 2026 Esconde Mudanças Surpreendentes que Poucos Esperavam

O Haval H6 2026 surge com uma proposta mais ousada dentro do segmento de SUVs…

Gabriel Schmoller
Notícias O retorno surpreendente do Captiva EV e os rivais que brigam pelo mesmo preço

O tão aguardado retorno do Captiva EV ao portfólio da Chevrolet marca uma mudança clara…

Gabriel Schmoller
Notícias Os carros que mudaram tudo e transformaram a imagem de grandes marcas

A reputação de uma montadora é resultado de anos de esforço, mas um único carro…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário