Fiat Doblò saiu de linha, saiba a história por trás dessa grande perda!
A Fiat Doblò, é um carro que sempre foi muito útil para quem gosta de espaço e até mesmo de um carro para uso comercial, se destacando pelo seu porta-malas e eficiência. A Doblò saiu de linha em 2021, onde ela e outros grandes veículos caíram fora, já que eram equipados com um motor que acabou ficando em desacordo com as normas de emissão de gases.
Alguns dos modelos que caíram junto a ela foi o Grand Siena, Toro com motor 1.8, Mobi versão de entrada, dentre outros modelos que possuíam um motor 1.8 equipados, pela única razão, que foi sua emissão de gases que não correspondiam com o Proconve L7.
Guia do Conteúdo
Por que a Doblò saiu de linha?
A Doblò foi um carro veterano, sobreviveu ao mercado pouco mais de 2 décadas, porém ao decorrer do tempo foi decaindo nas vendas, algo que contribuiu para isso, foi o seu preço, que estava muito caro, comparado a outros carros top de linha que tínhamos no mercado no ano.

Outra razão e a principal, foi pelo fato dela não estar de acordo com a Proconve, que é uma norma de emissão de gases, que vem ficando cada vez mais rígida e abatendo cada vez mais veículos ao decorrer do tempo. Pelo fato da Doblò ser um carro com uma plataforma mais antiga, e terem que atualizar o carro, acabou não valendo a pena para Fiat, realizar essa mudança na nossa querida Doblò.
Com o mercado mudando, onde a Fiat está dominando o segmento de utilitários e picapes, e a ascensão das SUV, que também vem desestabilizando o mercado automotivo, onde diversas empresas vêm mudando suas estratégias devido à procura muito grande pelo segmento.
Doblò irá retornar algum dia?
Parando para pensar, que ela é um veículo quase que único no mercado, é basicamente um carro de passeio e simultaneamente uma minivan, por mais que a Fiat tenha a Fiorino, ainda não se compara ao estilo do veículo. O que acabou matando o carro foi o seu preço e motorização, mas daria em um futuro próximo, trazer ela repaginada e quem sabe eletrificada.
O mais perto que temos de uma Doblò, seria uma van ou furgão, porém acabam perdendo esse dinamismo que o carro tem, é um carro que acredito que seria legal retornar ao mercado. Entretanto, se pensarmos na estratégia da Fiat atualmente, é um futuro meio incerto sobre o carro.
Doblò no seu último dia
A Doblò no seu último modelo de 2021 contava com 2 versões, onde uma é a Essence com uma pegada voltada mais para passeio, e a Cargo, voltada para o uso comercial. Ambos os modelos contam com um motor 1.8, onde trazem 4 cilindros em linha, com 16 válvulas, e uma taxa de compressão de 11,2:1.
O carro também é aspirado, com injeção multiponto, garantindo uma potência máxima de 132 cv (A) 130 cv (G) a 5250 rpm e um torque de 18,9 kgf.m (A) 18,4 kgf.m (G) a 4500 rpm, podendo atingir uma velocidade máxima de 175 km/h.
O carro não conta com uma lista de equipamentos robusta, possuindo apenas o básico, mas ainda traz bons itens, como freio ABS, airbags, isofix, ar-condicionado quente e frio, direção assistida, dentre outras outros itens. Sua FIPE atualmente está na faixa dos 87 mil reais, onde você pode consultar seus valores de versões e anos na tabela FIPE Doblò do Agora Motor.
Meu avô, quando vivo teve uma Doblò, algo que eu posso dizer em relação ao carro, é que a Doblò, é diferenciada, em relação aos carros convencionais. Apenas 3 portas, amplo espaço de carga, porém algo que acaba não favorecendo o carro, é o seu preço, onde acaba tendo um valor final muito elevado, mas não deixa de ser um carro de grande utilidade.
E o que você acha da Fiat Doblò? Considera um bom carro? Já teve um ou tem alguma experiência com o carro? Compartilhe sua experiência com o público, aproveite e também deixe uma avaliação no artigo com as estrelas, é algo simples, mas nos ajuda demais.
E para quem é apaixonado pelo mundo automotivo, conheça o site Agora Motor, onde trazemos diversas novidades e reviews sobre carros, motos, e também notícias sobre o nicho. Possuímos também nossa tabela FIPE, onde você pode consultar o preço de diversos modelos.
Perca ou perda?
Horrível! Cheio de erros de gramática e de digitação. Não se deu ao trabalho de corrigi-lo, ou pior, é incapaz de fazê-lo. Espero que leia muita literatura clássica antes de escrever o próximo artigo, verás que a escrita fica muito mais limpa e harmônica.
Pra que tanta formalidade rapaz? Isso aqui não é uma redação do Enem! O importante é ser uma leitura rápida objetiva e facilmente compreensiva. Usar linguagem muito formal e clássica acaba estressando quem busca uma informação rápida. Hoje em dia tudo tem que ser rápido e dinâmico!
O Doblo teria que ter uns 4.55 a 4.65 de comprimento para carregar uma tonelada de cargas no baú,com 3 lugares, com tração integral e multimídia com 2 portas laterais para facilitar nas entregas, e câmbio de 6 marchas com um motor potente,para trabalhar.