3 dicas e cuidados para revisar os pneus antes de viajar nas férias
Final e ano batendo na porta, férias e feriados prolongados olhando para você, mas você ainda não revisou o seu carro? Fique ligado agora em algumas dicas e cuidados para revisar os pneus do seu veículo, um dos pontos mais importantes na hora de revisar o carro para viajar. Entenda mais sobre a seguir na nossa notícia
Com a chegada do período de férias de final de ano e os feriados prolongados, pode-se imaginar facilmente um aumento considerável de carros na estrada, e com isso podemos também aumentar os cuidados com o seu carro, para fazer uma viagem mais segura, evitando assim diversos problemas, principalmente os pneus dos carros, já que eles devem receber uma atenção especial do dono do carro antes de uma viagem.
Os carros já existem a décadas no mercado, e o fator que mais se assemelha todos os anos é de que as rodas são o principal fator de atrito entre a estrada e o carro, por mais que a tecnologia evoluiu significativamente no mercado, este fato é unanime e não será mudado tão cedo! Logo temos que dar uma atenção especial para os camaradas que fazem a segurança na hora de conduzir um veículo mais efetiva.

Veja como ler as medidas dos pneus
Guia do Conteúdo
Primeira das dicas e cuidados para revisar os pneus: Analisar a condição dos pneus
Pode ser algo bem simples, mas não é tão simples quanto parece? Bom primeiramente, para analisar o pneu, você deve ficar de frente para ele e assim conferir o TWI dele, que é o Tread Wear Indicator, em português seria o indicador de desgaste de rodagem, que pode ser verificado facilmente na Banda de rodagem com um pequeno relevo entre os sulcos do pneu.
Quando os sulcos do pneu chegam no nível do TWI, significa que eles ou a unidade deles atingiu um desgaste de 1,6 mm, sendo esse nível o máximo tolerável de desgaste permitido legalmente para a condução e circulação do veículo, podendo gerar multa grave.
Além disso você pode também a data de fabricação dele, geralmente pneus com idade superior a cinco ou seis anos, necessitam de muito mais cuidado na hora de rodar nas estradas. Verifique também o estado da bandas de rodagem, veja se tem irregularidades ou desgastes, tudo isso pode indicar a necessidade de balanceamento ou alinhamento das rodas ou até mesmo da suspensão.
Confira as diferenças entre os pneus de carros elétricos e de carros normais
Segunda das dicas e cuidados para revisar os pneus: Calibragem adequadas aos pneus (normas)
Para cada veículo há algumas condições especificas de uso, como por exemplo pressão ideal para calibragem ou funcionamento geral, sendo que estas especificações são sempre apresentadas no manual do Proprietário do Veículo. Há diferença na quantidade de libras para os pneus da frente e os traseiros é real, além de também poder ser alterada dependendo da quantidade de passageiros no carro, tudo isso deve ser levado em consideração, seguindo sempre o manual do carro e suas especificações.
É estimado que os veículos percam em média (em seus pneus) duas libras de pressão por mês. E é por isso que não podemos confiar apenas em um “aperto, chute ou na visão”, os pneus devem ser calibrados para evitar possíveis problemas indesejados, como gasto desnecessário ou risco maior para receber um furo ou rasgo, não esqueça de calibrar o estepe do carro. Você ainda pode calibrar os pneus e fazer um rodízio entre eles, dessa maneira o desgaste será mais equilibrado, e você também irá assim ter mais segurança na hora de pilotar.
Confira os cinco melhores pneus 175/65 R14
Terceira das dicas e cuidados para revisar os pneus: Troque os pneus
Essa é uma dica bem direta e “ignorante”, mas depois de você analisar o pneu, ver que ele está gasto e mal calibrado, fez a calibração, balanceamento e alinhamento, rodou com ele, concluiu o rodízio, rodou bastante com ele e ainda assim imaginar que vai poder rodar com o carro, pode esquecer desta perigosa possibilidade, pois essa já vai ser a hora de trocar de pneus.
Pense nisso como um investimento e não um gasto, já que novos pneus significam uma viagem de férias segura e mais tranquila. Confira uma loja de confiança, coloque os pneus novos que são exigidos pelo manual do proprietário e aproveite para balancear e alinhar ele, desta forma você vai ter uma garantia maior na hora de viajar.
E aí o que você achou destas dicas e cuidados para revisar os pneus? Deixe a sua opinião sobre e acesse o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!