Dispositivo rastreia emissões de carbono em tempo real e estimula uso de etanol
A empresa líder em tecnologia e serviços, Bosch, lançará no Brasil em breve um dispositivo chamado CO2 Tracking, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono e estimular o uso do etanol como combustível. O dispositivo será conectado ao veículo e informará em tempo real a quantidade de dióxido de carbono emitido pelo consumo de combustível naquele trajeto.
De acordo com a Bosch, é possível reduzir mais de 60% das emissões de dióxido de carbono comparando o uso de etanol com o uso de gasolina no mesmo veículo. Com o CO2 Tracking, empresas e frotistas poderão monitorar suas emissões e obter créditos de carbono certificados, mostrando sua real emissão de CO2 total.
O Presidente e CEO da Bosch na América Latina, Gaston Diaz Perez, ressaltou que o uso do etanol é fundamental para a descarbonização da frota brasileira a curto prazo. “O Brasil tem a oportunidade de alcançar a mobilidade sustentável em 3 anos”, afirmou Perez.

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), em 2022 o etanol representou menos da metade do volume total de combustível vendido no Brasil, incluindo a porcentagem adicionada à gasolina. No entanto, há espaço para o país mudar rapidamente sua matriz de emissão de CO2 enquanto trabalha em tecnologias futuras.
A Bosch reforça que soluções como o etanol e o biodiesel terão papel fundamental na transição para fontes de energia mais limpas. Além disso, o Brasil tem a oportunidade de se tornar referência no desenvolvimento da tecnologia de combustão com emissões reduzidas.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
