Dívidas têm deixado celebridades a pé e sem a Carteira Nacional de Habilitação

O bloqueio de veículos e CNHs de famosos tem sido uma realidade nos últimos meses, devido a dívidas não pagas. Recentemente, um dos afetados foi Ciro Gomes, ex-candidato à Presidência da República e ex-governador, que teve o licenciamento do seu Toyota Hilux SW4 2010 bloqueado pela Justiça. Mas por que isso aconteceu? Essa medida é realizada através do Renajud, uma ferramenta eletrônica que liga o Poder Judiciário e a Secretaria Nacional de Trânsito.

O Renajud permite que juízes cadastrem e retirem restrições judiciais de veículos na base nacional do Renavam em tempo real, repassando essas informações aos Departamentos Estaduais de Trânsito. A restrição via Renajud garante o pagamento das dívidas judiciais e impede que o condenado venda ou transfira o bem com o objetivo de fraudar o processo.

Casos como inadimplência em geral, ações trabalhistas, herança ou divórcios e acidentes de trânsito geralmente levam ao bloqueio judicial por meio do Renajud. Com a automação dos procedimentos envolvidos na restrição judicial, a principal meta é agilizar o cumprimento da ordem judicial.

Dívidas têm deixado celebridades a pé e sem a Carteira Nacional de Habilitação
Dívidas têm deixado celebridades a pé e sem a Carteira Nacional de Habilitação

A apreensão da CNH e do passaporte também pode ocorrer mediante ordem judicial em caso de dívidas não pagas. O STF determinou recentemente que qualquer dívida, independentemente de sua origem, pode ser cobrada judicialmente. Antes de chegar a este ponto, a instituição que não recebeu o pagamento deve tentar contato com o cliente. O inadimplente recebe notificação oficial para comparecer ao tribunal, e a apreensão só pode acontecer caso não avance sobre direitos fundamentais.

É importante lembrar que motoristas profissionais estão livres da apreensão de CNH e passaporte, assim como dívidas alimentares. Outras penalidades incluem a proibição de participar de concursos públicos e licitações. Portanto, estar atento às dívidas judiciais é fundamental para evitar bloqueios e apreensões.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Jeep Compass: Descontos Surpreendentes de Até R$ 31 Mil para CNPJ

A Jeep anunciou em novembro de 2025 novas condições para aquisição do Compass, especialmente voltadas…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat Strada 2023: A picape cabine dupla que surpreende pelo conforto

A Fiat Strada é referência no segmento de picapes compactas há mais de 20 anos….

Gabriel Schmoller
Notícias O Novo Haval H6 2026 Esconde Mudanças Surpreendentes que Poucos Esperavam

O Haval H6 2026 surge com uma proposta mais ousada dentro do segmento de SUVs…

Gabriel Schmoller
Notícias O retorno surpreendente do Captiva EV e os rivais que brigam pelo mesmo preço

O tão aguardado retorno do Captiva EV ao portfólio da Chevrolet marca uma mudança clara…

Gabriel Schmoller
Notícias Os carros que mudaram tudo e transformaram a imagem de grandes marcas

A reputação de uma montadora é resultado de anos de esforço, mas um único carro…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário