Por que donos de supercarros não pagam o IPVA?
No Brasil, o pagamento anual do IPVA é um compromisso obrigatório que causa aperto no orçamento de muitos motoristas. No entanto, essa regra parece não importar para os proprietários de supercarros, já que donos de supercarros não pagam o IPVA no Brasil porque não querem.
Isso porque a alíquota média do IPVA corresponde a 4% do valor do veículo, o que significa que a taxa que os proprietários desses supercarros precisam pagar é extremamente alta. Essa é apenas uma das razões pelas quais muitos donos de supercarros não pagam o IPVA.
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Motivos do porque os donos de supercarros não pagam o IPVA
Muitos donos de supercarros não pagam o IPVA devido à alta alíquota estabelecida pelo governo na cobrança. Em um veículo de luxo de R$ 2 milhões, por exemplo, o proprietário teria que desembolsar uma quantia exorbitante de R$ 80 mil anualmente para quitar o débito.

Hoje em dia, com a Selic, taxa básica de juros, batendo em 13,75% ao ano, o consenso parece indicar que o melhor caminho a tomar com o dinheiro que seria aplicado no pagamento do IPVA seja a alocação em algum fundo que já tenha um valor substancial investido.
O segundo motivo pelo qual os donos de carrões optam por não pagar o IPVA é uma crítica velada ao governo, ou melhor, aos departamentos que cuidam das vias — ruas, avenidas e rodovias — em todo o Brasil. Pelo menos foi isso o que Paulo Korn, da Car Chase Consultoria Automotiva, explicou.
O que dizem os especialistas sobre o fato dos donos de supercarros não pagam o IPVA
Segundo Korn, há outros pontos que os donos de supercarros não pagam o IPVA alegam:
- Alto custo das peças de reposição;
- Estrutura inadequada para importação de peças;
- Escassez de mão de obra especializada;
- “Esquecimento” (segundo ele, muitas vezes o pagamento fica a cargo de terceiros).
Até o ano de 2023, muitas pessoas ainda optavam por não pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), mesmo sabendo das consequências legais.

Alguns donos de supercarros não pagam o IPVA, por vezes, utilizavam argumentos como a falta de segurança nas estradas ou a má utilização do dinheiro arrecadado para justificar a inadimplência.
Quais os maiores devedores de IPVA no país?
A lista dos maiores devedores de IPVA mostrava que essa prática era comum entre pessoas de diferentes classes sociais. É importante lembrar que deixar de pagar o IPVA pode gerar juros, multas e até mesmo a apreensão do veículo. Segue a lista abaixo:
Rolls-Royce Ghost (2012)
O dono do luxuoso Rolls-Royce fabricado em 2012, hoje avaliado em R$ 2,45 milhões pela Tabela Fipe, ostenta o carrão por aí, mas não é muito favorável ao pagamento do IPVA.
O proprietário do imponente carrão da marca britânica não honra com o pagamento da alíquota do imposto há 9 anos e, graças aos juros e correção que incorrem sobre as inadimplências, já soma quase metade do valor do carro em débitos: R$ 1.207.045,06.
Lamborghini Gallardo (2010)
A quarta posição entre os maiores devedores de IPVA em São Paulo cabe ao dono de um superesportivo de respeito: a Lamborghini Gallardo produzida em 2010, que hoje custaria R$ 1.145.988.
Se resolver quitar os débitos dos 12 anos de IPVA que estão em aberto, o proprietário do carrão terá que vender a máquina e ainda completar o valor, já que a dívida alcançou impressionantes R$ 1.205.468,20.
Ferrari F430 Spider (2007)
O terceiro entre os 5 maiores devedores de IPVA em São Paulo também está há mais de uma década sem honrar o pagamento do tributo. São 11 anos que o dono de uma Ferrari F430 Spider, produzida em 2007, dá calote no estado.
Como o carro está avaliado pela Fipe em R$ 1.257.065, o dono do esportivo provavelmente prefere continuar se arriscando, já que a dívida total já está em R$ 1.189.898,85.
Ferrari 599 Aperta (2011)
O vice-campeão em dívidas é o proprietário de outra Ferrari, a modelo 599 Aperta, fabricada em 2011. O carro sequer existe na Tabela Fipe, de tão raro que é, mas lá fora custa cerca de US$ 1,2 milhão (aproximadamente R$ 6 milhões).
Olhando por esse prisma, a dívida de R$ 1.245.952,22 até que é “pequena”, mas o proprietário parece não se importar muito, pois não sabe o que é pagar o IPVA nos últimos 8 anos.
Ferrari 458 Spider (2012)
O posto de maior devedor de IPVA de São Paulo em 2023 também é de um dono de Ferrari. O proprietário da 458 Spyder fabricada em 2012 tem 9 débitos acumulados, totalizando R$ 1.285.085,77.

No caso deste “caloteiro”, a simples venda do superesportivo bastaria para pagar as contas e ainda comprar um belíssimo carro com o troco, já que a 458 Spyder 2012 custa, hoje, R$ 2.845.664, de acordo com a Tabela Fipe.
Quais as consequências dos donos de supercarros não pagam o IPVA?
É importante lembrar que o não pagamento do imposto sobre o veículo pode acarretar em diversas consequências negativas. Além de ser uma obrigação por lei, o licenciamento do carro não pode ser realizado sem a quitação do imposto, o que impede a renovação do CRLV-e, documento necessário para circular com o veículo no país.
Além disso, em blitzes policiais, o carro pode ser apreendido e o proprietário pode ter seu nome incluído no Cadin, o que pode prejudicar a obtenção de crédito e financiamentos futuros. Por isso, é fundamental manter em dia o pagamento do imposto sobre o veículo.
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