Ducati DesertX 2024: Preço, Motor, Ficha Técnica, Consumo e Mais

Lançou a nova moto da montadora, chamada de Ducati DesertX 2024. Ela é uma moto com alta capacidade off-road, além de possuir um estilo enduro dos anos 80, uma grande opção para quem gosta de se aventurar por aí, seja na estrada ou fora dela!

Design da moto

DesertX 2024.
Nova DesertX 2024 chega ao Brasil. Foto: Divulgação

A DesertX 2024 da Ducati é uma motocicleta que segue critérios de robustez e essencialidade. Seu design minimalista transmite durabilidade e prontidão para uso. Composta por três macroelementos, a moto apresenta um único volume que inclui o tanque de combustível e os painéis laterais, além do assento e para-brisas com dupla ótica.

As cores preto e branco alternam em diferentes áreas, enquanto as superfícies em contato com o piloto facilitam o movimento, especialmente na condução off-road. Inspirada nas motos dos rallys africanos, a DesertX 2024 combina elementos estéticos lendários com um estilo contemporâneo. Cada detalhe foi projetado para ser funcional, como a proteção de cárter, conferindo uma imagem ousada e aventureira.

O destaque do design está na zona frontal, onde o para-brisas se funde com a ótica, apresentando uma dupla DRL full-LED. A moto também possui recursos de viagem, como a remoção do assento do passageiro para criar espaço extra e a possibilidade de adicionar um tanque adicional traseiro de 8 litros.

A moto possui uma zona de conforto estreita e superfícies arredondadas, permitindo movimentos suaves durante a pilotagem off-road. A altura do assento pode ser ajustada e a posição das pedaleiras foi projetada para facilitar a transição entre a posição sentada e de pé.

DesertX 2024 parada.
A moto tem uma alta capacidade off-road. Foto: Divulgação

A DesertX 2024 é uma moto projetada para viagens em diferentes terrenos. Possui capacidade de carga de 240 kg e pode ser equipada com malas de alumínio para um volume total de 76 litros, podendo chegar a 117 litros com o top case. O tanque de combustível tem capacidade de 21 litros, com a opção de um tanque traseiro adicional de 8 litros.

A posição de condução foi projetada para oferecer conforto ao piloto e ao passageiro, com atenção aos assentos e estofamento. A moto também possui recursos de gerenciamento de calor e proteção aerodinâmica, com aberturas e fluxos de ar fresco, além de um para-brisas projetado para proporcionar maior proteção.

Chassi

A DesertX apresenta suspensão de alto nível, com um garfo invertido Kayaba de 46 mm de diâmetro e ajustes personalizáveis em compressão, extensão e pré-carga. O monoamortecedor traseiro, também Kayaba, é ajustável nas mesmas configurações, proporcionando um curso da roda traseira de 220 mm.

Com uma generosa distância ao solo de 250 mm, a moto é adequada para condução off-road. Os pneus originais Pirelli Scorpion Rally STR (90/90-21 e 150/70-18) oferecem versatilidade em diferentes terrenos.

Os freios Brembo com função ABS Cornering equipam a DesertX 2024. Na frente, estão presentes as pinças radiais Brembo M50 monobloco, com quatro pistões de 30 mm de diâmetro, bomba axial e discos de 320 mm com flanges de alumínio.

Na parte traseira, há um disco único de 265 mm de diâmetro, com pinça flutuante de dois pistões da Brembo. Os freios foram ajustados para oferecer potência adequada em estradas e capacidade de modulação em situações off-road e terrenos difíceis.

DesertX na areia.
O modelo atualmente está custando R$ 97.990,00. Foto: Divulgação

Tecnologia

DesertX 2024oferece excelente segurança e desempenho graças aos seus sistemas eletrônicos avançados. Ela tem 6 Riding Modes e 4 Power Modes que alteram a resposta do motor. O Riding Mode Enduro é ideal para estradas de terra e para pilotos menos experientes, enquanto o Riding Mode Rally é para pilotos experientes que querem dominar o off-road.

Cada Riding Mode usa a Bosch IMU para ajustar os controles da moto. A DesertX 2024 também possui EBC, DTC, DWC e ABS com vários níveis de ajuste para diferentes situações e níveis de experiência. O ABS pode ser desativado em Riding Modes Enduro e Rally.

Modos de pilotagem

A DesertX oferece diferentes Riding Modes para atender às necessidades dos pilotos em diferentes situações. O Riding Mode Sport oferece o máximo desempenho no asfalto, enquanto o Riding Mode Touring é mais suave e seguro. O Riding Mode Urban é para uso na cidade, com potência reduzida e maior intervenção dos controles eletrônicos.

O Riding Mode Wet é para estradas molhadas, com controles eletrônicos ajustados para maior segurança. O Riding Mode Enduro é para off-road e pilotos menos experientes, com potência limitada e ABS desativável. O Riding Mode Rally é para off-road e pilotos experientes, com potência máxima e DWC desativado. O ABS pode ser desativado em ambos os modos de off-road.

Motor

A motocicleta possui um motor Ducati Testastretta 11° de 937 cc refrigerado a líquido, com 110 cv de potência e 9,4 kgf.m de torque. Ele conta com injeção eletrônica de combustível Bosch e um sistema de exaustão em aço inoxidável. A transmissão é de 6 velocidades com o recurso Ducati Quick Shift (DQS).

DesertX rampando.
A moto possui acessórios para off-road e rally. Foto: Divulgação

Consumo da Ducati DesertX 2024

A média de consumo da moto pode ficar na faixa de 18 km/l, variando para mais ou menos, de a cordo com estilo de pilotagem, dentre outras condições que irão afetar a pilotagem. Ela ainda conta com um tanque de 21 litros, fornecendo uma ótima autonomia para a moto.

Preço da Ducati DesertX 2024

Atualmente a DesertX 2024 está saindo a partir de R$ 97.990,00 + frete, o modelo já pode ser conferido no site da Ducati e reservado se for do seu agrado.

Ficha Técnica da Ducati DesertX 2024

MotorDucati Testastretta 11°, L-Twin cilindros, trem de válvulas desmodrômico, 4 válvulas por cilindro, refrigerado a líquido
Deslocamento937 cc
Diâmetro x Curso94 x 67,5 mm
Taxa de Compressão13.3:1
Potência110 cv (81 kW) @ 9.250 rpm
Torque92 Nm (68 lb-ft, 9,4 kgm) @ 6.500 rpm
Injeção de CombustívelSistema de injeção eletrônica de combustível Bosch, corpos de aceleração de Ø53 mm com sistema ride-by-wire
ExaustãoMufler simples em aço inoxidável, conversor catalítico e 2 sondas lambda
Velocidades6 velocidades com Ducati Quick Shift (DQS) para cima/para baixo
Unidade primáriaEngrenagens de corte reto, relação 1,85:1
Relação de marchas1=38/14, 2=31/17, 3=28/20, 4=26/22, 5=24/23, 6=23/24
Movimentação finalCorrente, roda dentada dianteira Z15, roda dentada traseira Z49
EmbreagemEmbreagem multiplaca úmida chinelo e autoservo com controle hidráulico
MolduraEstrutura tubular em treliça de aço
Suspensão dianteiraKYB Ø garfo de cabeça para baixo de 46 mm, totalmente ajustável
Roda dianteiraRaio cruzado, sem tubo, 2.15”x21”
Pneu dianteiroPirelli Scorpion Rally STR 90/90 – 21 M/C 54V M+S TL (A)
Suspensão traseiraKYB monochoque, totalmente ajustável, ajuste remoto de pré-carga, braço oscilante de dupla face em alumínio
Roda traseiraRaio cruzado, sem tubo, 4.5”x18”
Pneu traseiroPirelli Scorpion Rally STR 150/70 R18 M/C 70V M+S TL
Curso da roda (dianteira)230 mm (9,06 pol.)
Curso da roda (traseira)220 mm (8,66 pol.)
Freio dianteiro2 x Ø discos semi-flutuantes de flange de alumínio de 320 mm, pinças de 4 pistões monobloco Brembo de montagem radial, ABS de curva Bosch
Freio traseiroØ disco de 265 mm, pinça flutuante de 2 pistões Brembo, ABS de curva Bosch
InstrumentaçãoEcrã TFT a cores de 5”
Peso Seco202 kg (445 lb)
Peso do freio223 kg (492 lb)
Altura do assento875 mm (34,4 pol.) 890 mm (35,0 pol.) com acessório de assento alto 865 mm (34,1 pol.) com acessório de assento baixo
Distância entre eixos1608 mm (63,3 pol.)
Ângulo de inclinação (rake)27,6°
Trail122 mm (4,8 pol.)
Capacidade do Tanque de Combustível21 l (5,54 gal EUA)

Minha Opinião

“Mais um grande nome no mercado, obviamente é uma moto para poucos, já que estamos falando de uma moto com uma utilidade bastante específica e por um preço salgado, porém não deixa de entregar a qualidade padrão da montadora”.

Se você gosta de acompanhar as novidades e lançamentos do mercado, além de curiosidade e outras notícias sobre o ramo automobilístico e motociclístico, não deixe de conhecer o Agora Motor, onde estamos trazendo diversos conteúdos todos os dias!

Perguntas Frequentes

Qual o preço da Ducati DesertX 2024?

Atualmente a DesertX 2024 está saindo a partir de R$ 97.990,00 + frete.

Qual o consumo da Ducati DesertX 2024?

A média de consumo da moto pode ficar na faixa de 18 km/l, variando para mais ou menos, de a cordo com estilo de pilotagem, dentre outras condições que irão afetar a pilotagem. Ela ainda conta com um tanque de 21 litros, fornecendo uma ótima autonomia para a moto.

5/5 - (1 votos)

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Motos 5 piores motos de 2025: lista atualizada que vai te surpreender

O mercado de motos no Brasil está sempre se renovando, com novas propostas, designs e…

Gabriel Schmoller
Motos As Motos mais valorizadas para revenda em 2025: Lista Atualizada

O mercado de motos continua aquecido no Brasil em 2025, e alguns modelos se destacam…

Gabriel Schmoller
Motos Motos Que Os Bandidos Nem Olham, Veja Como Aumentar Sua Segurança!

O universo das motocicletas é uma verdadeira paixão para milhões de brasileiros, mas, infelizmente, também…

Ivan Gustavo Willemann
Motos Kawasaki KLX100R 2025: Design, Motor, Fotos e Ficha Técnica!

A Kawasaki KLX100R 2025 é uma moto off-road projetada para oferecer desempenho excepcional em trilhas…

Ivan Gustavo Willemann
Motos Zontes R350 2025: Motor, Design, Características, Ficha Técnica e Outros!

Desenvolvida pela marca chinesa Zontes, a R350 se destaca no mercado de motos intermediárias, oferecendo…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário