Os 100% elétricos (BEVs) permanecerão como brinquedos de pessoas ricas se ignorarem a vida útil limitada das baterias

Relatório aponta crescente preocupação com durabilidade das baterias dos veículos elétricos e seus impactos no bolso dos proprietários. Diferentemente dos carros a gasolina, a substituição ou reparo das baterias dos carros elétricos é muito mais cara, podendo levar os donos a pagar preços exorbitantes para mantê-los em funcionamento após o término da garantia de fábrica.

Os carros elétricos são conhecidos como “computadores sobre rodas” devido à sua dependência de baterias e tecnologia avançada. As baterias possuem baixa densidade de energia, o que significa que é preciso muitas delas para ter uma autonomia razoável. Quanto maior a bateria, mais cara ela é para fabricar e manter. Além disso, as células da bateria precisam estar equilibradas em termos de carga e descarga para funcionarem corretamente.

Apesar de haver empresas que tentam consertar as baterias avariadas, tais serviços são extremamente caros e inviáveis economicamente. As empresas especializadas em reparo geralmente só conseguem recuperar as peças defeituosas em vez de fabricá-las do zero. Em alguns casos, o valor da substituição da bateria pode chegar a 50% do valor total do veículo.

Os 100% elétricos (BEVs) permanecerão como brinquedos de pessoas ricas se ignorarem a vida útil limitada das baterias
Os 100% elétricos (BEVs) permanecerão como brinquedos de pessoas ricas se ignorarem a vida útil limitada das baterias

Uma das soluções apresentadas seria prolongar a garantia das baterias além dos quatro anos oferecidos pela maioria dos fabricantes de carros elétricos. No entanto, isso ainda não é comum no setor, o que pode prejudicar a venda de carros usados no futuro. É importante ressaltar que a durabilidade das baterias dos carros elétricos ainda é uma questão em aberto e dependerá da evolução da tecnologia ao longo do tempo.

Outro aspecto relevante são os preços dos veículos elétricos, que podem ser acessíveis em alguns países, mas se tornam mais caros em outros mercados. O custo da bateria é também uma grande parte do preço total do carro elétrico, o que pode torná-lo menos acessível para muitos compradores.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Novo Arrizo 8 surpreende com mudanças e pode alterar planos no Brasil

O novo Chery Arrizo 8 voltou a ganhar destaque após a revelação das imagens oficiais…

Gabriel Schmoller
Notícias Brasil atinge marca histórica nas vendas de motos antes do fim do ano

Faltando mais de um mês para o encerramento de 2025, o mercado brasileiro de motocicletas…

Gabriel Schmoller
Notícias Usados Volkswagen 1.4 TSI que surpreendem pelo custo-benefício

A popularização dos motores turbo no Brasil transformou o modo como o público avalia desempenho,…

Gabriel Schmoller
Notícias O que escolher pelo preço do MG4 XPower? A resposta surpreende

O MG4 XPower se tornou um dos elétricos mais comentados do mercado brasileiro. Com estilo…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha Jeep e Fiat híbrida promete sacudir o mercado em 2026

A Stellantis finalmente tornou oficial uma das mudanças mais comentadas do último ano: a chegada…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário