Elon Musk é chamado a depor sobre declarações do piloto automático da Tesla

O CEO da Tesla, Elon Musk, será interrogado sob juramento por um juiz da Califórnia sobre as declarações relativas à segurança e capacidades dos recursos do piloto automático da montadora. A decisão veio em um processo movido pela família de Walter Huang contra a Tesla por causa de um acidente fatal que matou o engenheiro da Apple em 2018. Os advogados dos demandantes buscaram interrogar Musk sobre as gravações que destacam as capacidades do piloto automático.

A Tesla se opôs ao pedido nos documentos judiciais, argumentando que Musk não se lembra dos detalhes das declarações que os demandantes desejam perguntar a ele e que o CEO é frequentemente alvo de vídeos deepfake convincentes. O juiz ordenou preliminarmente um depoimento limitado de três horas para esclarecer se Musk realmente fez as declarações nas gravações e chamou os argumentos da Tesla de “profundamente preocupantes”. Uma audiência foi marcada para quinta-feira.

Musk provavelmente será questionado sobre uma declaração feita em 2016, onde afirmou que “um Modelo S e um Modelo X, neste momento, podem dirigir autonomamente com maior segurança do que uma pessoa. Agora mesmo”. Além disso, os demandantes afirmam que Musk finalizou os detalhes de um vídeo promocional em 2016 que afirmava: “O carro está dirigindo sozinho”. O vídeo exibiu alguns recursos que não existiam na época, disseram os demandantes, citando vários engenheiros da Tesla.

Elon Musk é chamado a depor sobre declarações do piloto automático da Tesla
Fonte: AUTOBLOG.

Este processo acrescenta-se a uma crescente vigilância legal e regulatória sobre o sistema Autopilot da Tesla. Um júri estadual da Califórnia decidiu na sexta-feira que o recurso Autopilot da Tesla não falhou no que parece ser o primeiro julgamento relacionado a um acidente com o software de direção parcialmente automatizado.

A decisão preliminar foi favorável à solicitação dos advogados dos demandantes e a Tesla se opôs ao pedido nos documentos judiciais. O juiz ordenou um depoimento limitado de três horas para esclarecer se Musk realmente fez as declarações nas gravações. O CEO da Tesla será interrogado sobre as capacidades do piloto automático e detalhes de um vídeo promocional.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Descubra como financiar um carro pela Caixa e pagar menos em 2025

Comprar um carro é o objetivo de muitos brasileiros, mas o preço à vista nem…

Gabriel Schmoller
Notícias Esqueceu o celular no Uber? O que realmente acontece e quem paga a conta

Perder o celular é sempre um momento de tensão, e quando isso acontece em um…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Ducati Monster V2 2026 promete revolução no visual e na performance

A Ducati está prestes a apresentar uma das atualizações mais esperadas do mundo das duas…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo sedã híbrido da Geely custa menos que muito SUV e é cheio de tecnologia

O mercado automobilístico global está passando por uma transformação intensa, impulsionada por avanços tecnológicos e…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD prepara SUV híbrido compacto que promete surpreender o mercado

A BYD confirmou que o SUV compacto Yuan Pro ganhará, em 2026, versões híbridas plug-in,…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário