Os contribuintes desse estado estão emplacando os veículos em outro (por um motivo muito simples)
Os donos de carro em Pernambuco estão sendo confrontados com o aumento abusivo do IPVA, que já chegou a 107% entre 2015 e 2022. Então, eles estão emplacando os veículos em outro estado!
Não há dúvidas que este aumento exorbitante afeta diretamente a vida de quem tem um veículo, podendo até mesmo inviabilizar seu uso.
Por isso, neste artigo vamos mostrar como esse aumento pode afetar você e como se proteger desta situação.
Guia do Conteúdo
Aumento abusivo do IPVA: Pernambucanos estão emplacando os veículos em outros estados
O ex-governador Paulo Câmara aproveitou a crise econômica de 2015 para aprovar um pacote de aumento de impostos, incluindo o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

O resultado foi um aumento acima da inflação: 107% entre 2015 e 2022. Com isso, muitos pernambucanos estão optando por emplacar seus veículos em outros estados para economizar com o IPVA, principalmente a Paraíba onde o IPVA é quase a metade.
O que motivou o aumento?
O então governador Paulo Câmara aproveitou a crise econômica de 2015 para aprovar um pacote de aumento de impostos, inclusive IPVA. Por isso os de casa estão emplacando os veículos em outros lugares.
Dessa forma, muitos pernambucanos estão optando por emplacar seus veículos em outros estados, pois o IPVA é muito mais barato do que em Pernambuco.
Quais as consequências?
Devido a esses aumentos abusivos, muitas pessoas estão optando por emplacar seus veículos em outros estados.
Embora existam algumas dúvidas sobre a legalidade desse procedimento, essa é uma opção que vem sendo cada vez mais adotada pelos pernambucanos para economizar com o IPVA.
Além disso, mesmo as grandes locadoras de veículos têm optado por essa estratégia para reduzir os custos com impostos.
Qual o impacto?
O texto demonstra que o ex-governador Paulo Câmara aproveitou uma situação de crise econômica para aprovar um pacote de aumento de impostos que afetou diretamente os contribuintes pernambucanos.

O pacote de aumento de IPVA de Paulo Câmara dura até 2024. Neste ano, se não houver alteração da lei estadual, a alíquota volta para apenas 2,5%. Atualmente, está entre 3% e 4% para veículos de passeio.
Dessa forma, muitas pessoas estão emplacando os veículos em outros estados para economizar com o IPVA.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!