Escapamento Espiral? Veja novo design da Honda que promete melhorar a eficiência
A Honda, montadora japonesa, está implementando uma nova técnica para aumentar a eficiência de seus carros no futuro. A ideia proposta pela empresa consiste em utilizar tubulações de exaustão em espiral que se parecem com pequenos cachos de cabelo.
Essa iniciativa, que pode parecer estranha à primeira vista, tem como objetivo economizar peso nos carros, desde um Honda Civic até uma picape Ridgeline.

O trecho da tubulação de exaustão localizado atrás do silenciador sobe verticalmente em espiral até sair pela traseira do carro. O silenciador é posicionado fora do centro tradicional, sob o corpo do veículo. Nos desenhos apresentados na patente, essa configuração parece bastante incomum. No entanto, segundo uma patente descoberta pelo site CarBuzz e registrada no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO), há mérito na ideia.
Os benefícios dessa tecnologia incluem maior eficiência energética, menor consumo de combustível e menos emissões poluentes, objetivos importantes para as montadoras atualmente. Ainda há muitas dúvidas que podem surgir na mente dos leitores, como a possibilidade de economizar peso. Uma possível explicação é que as tubulações em espiral permitem a eliminação do “dobrado” que as tubulações convencionais precisam fazer para se encaixar no espaço disponível sob o carro, reduzindo assim a quantidade de peças necessárias.
Apesar disso, a Honda não informou quando essa tecnologia estará disponível para seus veículos. É possível que ainda leve algum tempo até que os consumidores possam experimentar essa novidade. No entanto, é interessante ver montadoras como a Honda pensando fora da caixa e experimentando novas abordagens para melhorar seus produtos.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

 
							 
							 
							 
							