Como entender as especificações de pneus? Características e informações técnicas
Você saber como ler e entender as especificações de pneus? Sabe para que serve cada letra e número escrito na lateral dos pneus? Continue a acompanhar e descubra o que você precisa saber!
Aquela sequência de número e leras são as especificações do pneu que você vai precisar se for necessário um dia comprar outro modelo de pneu para seu carro, e muitas vezes pode acabar deixando o dono meio confuso na hora de comprar novos pneus. Seja por não lembrar, ou mesmo, que não entendeu o significado de cada letra e número. E por esse motivo trouxemos esse artigo completo detalhado explicando tudo sobre! Veja a seguir.
Guia do Conteúdo
Validade do pneu
A média de validade de um pneu é de 5 anos, e por esse motivo é interessante você saber qual a data de validade desse pneu para saber se já não passou desse prazo. E na lateral do pneu você vai encontrar as letras DOT seguida de números. E são esses números que são importantes.
Os dois primeiros números fazer a representação da semana do ano que ele foi fabricado, e os dois últimos são o ano da fabricação. Um exemplo, o número “3315”, significa que o pneu foi feito na semana 33 do ano, no ano de 2015.

E não é recomendado que você ande com pneu fora do prazo de validade, já que o veículo pode ficar exposto a alguns riscos, como vibração de volante, numa curva ele pode romper e perder todo o ar do pneu, e nos piores dos casos causar um acidente.
Como Ler as Medidas do Pneu
Veja a seguir o que cada número representa. Vamos pegar o exemplo de uma foto:
205 – Significa a largura do pneu. É medida em milímetros (mm).
55 – Esse número é a relação entre altura (H) e largura (S).
R – É a estrutura radial da roda.
16 – É o diâmetro interno da do pneu em polegadas.

Tração (Traction AA)
Essa aqui representa a aderência da roda em pista molhada. Os pneus são testados em pistas secas e concreto molhado controlado em linha reta, e tem o objetivo fazer testes em relação a capacidade do veículo parar. Esse índice é determinado pelas letras “AA” para o melhor índice. Mas também existem outros como “A”, “B”, “C”.
Temperatura (Temperature)
Teste feito em laboratório que simula o uso do pneu no solo para ter ideia da temperatura do atrito, o que vai indicar a resistência do pneu em relação ao aquecimento e a sua capacidade de eliminar calor, levando em conta que altas temperaturas podem provocar um desgaste bem maior no pneu. A temperatura sempre é acompanhada por uma letra, que normalmente é a “A” que é equivalente a um índice maior, B e C são índices mais baixos.
Velocidade e peso máximo
Esse é o índice serve para que o dono do veículo entenda qual será o peso máximo suportado pelos pneus sem que eles sofram algum tipo de problema, e a velocidade máxima também é a mesma lógica, o máximo que o pneu alcança sem começar a danificar. E é sempre uma letra e um número, veja a seguir:
Índice de carga
- 81 – 462 KG.
- 82 – 475 KG.
- 83 – 487 KG.
- 84 – 500KG.
- 85 – 515KG.
- 86 – 530KG
- 87 – 545KG.
Índice de velocidade
- L – 120 Km/h.
- M – 130 Km/h.
- N – 140 Km/h.
- P – 150 Km/h.
- Q – 160 Km/h.
- R – 170 Km/h.
- S – 180 Km/h.
- T – 190 Km/h.

E aí, Gostou?
E então, conseguiu entender as especificações de pneus? Se você ainda ficou com alguma dúvida não deixe de fazer um comentário aqui abaixo!
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Perguntas Frequentes
Como posso saber se os pneus do meu carro estão em boas condições?
Você deve inspecionar os pneus do seu carro regularmente para verificar se há cortes, furos ou outros danos. Além disso, verifique a pressão dos pneus para garantir que estejam inflados na pressão recomendada.
O que é cada letra das especificações de pneus?
As letras das especificações de pneus é o seguinte: O primeiro número é a largura da banda de rodagem, o segundo número é o perfil do pneu, o R significa a construção do pneu, no caso radial, o próximo número é o que indica o aro do pneu, e por último número o índice de carga, e a última letra o índice de velocidade.
Por que tem pelos no pneu?
Esses “pelos” não influenciam na rotação do pneu. É apenas o excesso de borracha que escorre do molde na hora da fabricação do pneu.
