Motoristas espertalhões usam giroflex ilegal para fugir de congestionamentos
Muitos motoristas estão adotando o uso ilegal de giroflex e sirenes para driblar o trânsito caótico das grandes cidades. Esses equipamentos, encontrados por cerca de R$100, violam a lei de trânsito, mesmo sendo permitida sua venda.
O uso ilegal do giroflex é considerado infração gravíssima e pode gerar multa de R$195,23, 5 pontos na carteira de motorista e apreensão do veículo. Apesar das penalidades, muitos motoristas continuam utilizando esses equipamentos para escapar dos congestionamentos.

O CTB restringe o uso desses equipamentos apenas a veículos de socorro de incêndio e salvamento, polícia e fiscalização e operação de trânsito. Dispositivos de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente são exclusivos desses tipos de veículos.
Embora o uso desses equipamentos pelos motoristas comuns seja proibido, não há previsão de pena no código penal para essa infração. Portanto, quem for pego utilizando o giroflex ilegal apenas receberá uma multa e terá o carro apreendido.
Confira 5 leis de trânsito absurdas que você não sabia que existiam!
De acordo com informações do Detran, no primeiro bimestre deste ano, foram aplicadas mais de 750 multas em motoristas que usavam sistema de iluminação e sinalização alterados. No ano passado, foram contabilizadas 8.170 multas por esse motivo.
O uso desses equipamentos pelos motoristas comuns pode colocar em risco a segurança no trânsito e prejudicar o trabalho dos veículos oficiais, como polícia e ambulâncias. É fundamental respeitar as leis de trânsito e não utilizar giroflex e sirenes para driblar o tráfego congestionado das grandes cidades.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!