Esses 4 problemas são comuns com a luz de freio
Luzes de freio são um recurso crucial de segurança para carros, especialmente em condições climáticas adversas como neblina ou chuva pesada, pois alertam os motoristas que estão atrás quando você freia. Se as luzes traseiras do seu carro não estiverem funcionando, você precisará solucionar o problema. Levar seu carro a um mecânico pode ser caro, mas existem maneiras de investigar o problema e repará-lo você mesmo.
Um dos problemas mais comuns é uma lâmpada queimada. Embora os carros modernos tenham luzes LED que duram mais, os mais antigos possuem lâmpadas antigas que queimam com frequência. Para corrigir esse problema, basta substituir a lâmpada.
Outro problema comum é um fusível queimado. Se nenhuma luz de freio funcionar, verifique a caixa de fusíveis. Consulte o manual do proprietário ou a tampa da caixa de fusíveis para encontrar o fusível correspondente e substituí-lo.
Se a lâmpada e o fusível estiverem bem, verifique o interruptor de freio. Este pode ficar sujo e desgastado ao longo do tempo, especialmente porque é usado várias vezes ao dia. Se o interruptor não fizer contato para sinalizar as luzes de freio, elas não acenderão corretamente. Se for esse o caso, provavelmente será necessário substituí-lo.

Outra possível causa para as luzes de freio não funcionarem seria um soquete de lâmpada com defeito ou corroído. Às vezes, a lâmpada está boa, mas o soquete está corroído ou sujo e não está fazendo contato adequado. Nesse caso, o soquete precisará ser substituído.
Para resumir, se suas luzes de freio não funcionarem, verifique se há lâmpadas queimadas ou fusíveis defeituosos. Se essas soluções simples não funcionarem, verifique os interruptores de freio ou soquetes das lâmpadas. Embora possa ser fácil levar seu carro a um mecânico para consertar esses problemas, você pode economizar dinheiro fazendo essa manutenção por conta própria.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
