Esses escândalos abalaram o mercado automotivo no passado

Volkswagen, Fiat, Nissan, Ford e Toyota são algumas das marcas que já estiveram envolvidas em escândalos automotivos ao longo da história. A Toyota, recentemente, suspendeu a venda do Yaris na Tailândia após uma denúncia de fraude nos testes de segurança.

Entre os maiores escândalos automotivos está o Dieselgate da Volkswagen, que manipulou os testes de emissões dos carros com motores diesel, diminuindo os níveis de poluentes através de um software na central eletrônica. A montadora foi processada por fraudar as emissões em cerca de 482 mil veículos fabricados entre 2009 e 2015 nos Estados Unidos. O mesmo esquema foi aplicado em 11 milhões de veículos em todo o mundo.

Guia do Conteúdo

Fiat Tipo no Brasil

Esses escândalos abalaram o mercado automotivo no passado

O Fiat Tipo no Brasil apresentou defeito na mangueira do sistema hidráulico da direção na década de 1990, causando vazamento de óleo e incêndios involuntários. A montadora demorou quase um ano para admitir o defeito e fazer o recall.

O presidente Carlos Ghosn, da Nissan, foi preso por má conduta financeira e acusado pela empresa japonesa de relatar receitas abaixo das reais às autoridades japonesas. Ghosn fugiu para o Líbano e diz ser vítima de perseguição.

A Ford teve problemas com o modelo Pinto, que apresentava casos de explosão após colisões traseiras. O tanque de gasolina havia sido mal posicionado no projeto e, em um memorando, a marca usou uma calculadora para ponderar o recall dos carros, ignorando os riscos aos consumidores.

No Brasil, a Volkswagen enfrentou um caso com o Fox, que apresentou problemas no encosto do banco traseiro, resultando em dedos decepados. A marca só fez o recall após a imprensa noticiar os acidentes.

Por fim, a Toyota também se envolveu em escândalos com o Yaris Ativ na Tailândia. A montadora foi acusada de colocar uma peça nas portas do carro para minimizar impactos laterais nos testes de segurança, suspendendo a venda do veículo na Tailândia.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias 5 carros tão grandes que podem não caber na sua garagem

Comprar um carro novo é sempre motivo de empolgação, mas antes de fechar negócio é…

Gabriel Schmoller
Notícias SUVs de R$ 200 mil: BYD Song Pro ou Hyundai Creta? A resposta surpreende

O mercado automotivo brasileiro vive um momento de transformação. A chegada de marcas chinesas, como…

Gabriel Schmoller
Notícias Chegou no Brasil: o elétrico de 517 cv da Audi que vai virar referência

A Audi acaba de trazer ao Brasil o novo SQ6 Sportback e-Tron, um SUV-cupê elétrico…

Gabriel Schmoller
Notícias Caoa Chery Tiggo 7 2026: preços, novidades, ficha técnica e muito mais

O Caoa Chery Tiggo 7 2026 chega ao mercado brasileiro com importantes aprimoramentos, mantendo o…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Honda HR-V híbrido flex promete revolucionar o mercado brasileiro em 2028

A Honda prepara uma virada histórica em sua presença no Brasil. O tão aguardado HR-V…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário