Esses itens podem deixar de ser obrigatórios em bicicletas
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1504/22. O texto propõe mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para retirar a obrigatoriedade do uso da campainha e espelho retrovisor do lado esquerdo nas bicicletas. O autor do projeto é o deputado Darci de Matos, representante do PSD-SC.
Atualmente, segundo o CTB, a campainha, a sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais e o espelho retrovisor do lado esquerdo são equipamentos obrigatórios para bicicletas. No entanto, com essa proposta aprovada pela comissão da Câmara dos Deputados, o equipamento citado deixará de ser obrigatório.

Guia do Conteúdo
Uso das bicicletas
Com essa mudança na lei, os equipamentos citados não serão mais obrigatórios. A proposta tramitou em caráter conclusivo e agora poderá seguir para apreciação no Senado, a menos que haja recurso para votação no Plenário.
É importante lembrar que mesmo com a alteração, a segurança na utilização de bicicletas deve ser prioridade. A implementação de outros itens de segurança nas bicicletas pode ser considerada, como iluminação mais forte e sinalização mais clara. A campainha e o espelho retrovisor do lado esquerdo, mesmo não sendo mais obrigatórios, ainda são equipamentos úteis e podem ser úteis para o ciclista em diversas situações.
Por fim, ressalta-se que a mudança tem como objetivo diminuir o número de equipamentos obrigatórios para bicicletas e facilitar o uso da mesma pelos ciclistas. Entretanto, é necessário analisar criteriosamente toda mudança para garantir a segurança dos usuários.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
