Evitar multas: velocímetros são adulterados pelo bem do condutor!
Com o aumento do número de radares nas ruas do país, é fundamental prestar atenção em alguns detalhes para evitar multas e ter mais segurança no carro.

Felizmente, muitas montadoras programam o velocímetro dos carros para marcar uma velocidade mais alta do que a real, tanto em modelos analógicos quanto digitais.
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Dica para evitar multas: velocímetros de carros marcam velocidade mais alta que a real, dizem especialistas!
Cleber Willian Gomes, docente do departamento de engenharia mecânica da FEI, tem uma opinião concreta sobre:
“Apesar de a montadora poder chegar mais próxima dos 100% de velocidade real, esse erro existe, pois eles colocam para menos. A montadora toma o cuidado de usar essa margem para não colocar as pessoas em risco para evitar multas ou segurança”
Na prática, quando o velocímetro indica 50 km/h, a velocidade real do carro é menor do que essa marca. Essa informação pode ser comprovada comparando o que o painel mostra com os dados fornecidos por aparelhos GPS.
As fabricantes de veículos tomam essa sábia decisão com base na lógica de que o motorista deve sempre levar em consideração a velocidade ao calcular suas reações ao volante. Quanto mais devagar estiver dirigindo, mais facilmente ele poderá manter o carro sob controle e evitar multas.
O fator que invalida essa prática é a mudança no tamanho do conjunto de rodas e pneus, o que é proibido pela Resolução 916 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que foi estabelecida em 2022. Se um motorista for pego desrespeitando essa regra, ele pode receber uma multa de R$ 195,23 e ter cinco pontos adicionados à sua CNH.
Mudança de tamanho de roda e pneu em veículos utilitários mistos: o que diz a legislação brasileira?
Os veículos do tipo utilitário classificados como mistos têm a possibilidade de mudar o tamanho do conjunto formado pela roda e pneu, desde que respeitem as restrições impostas pelo fabricante e as exigências estabelecidas pelo Contran.
“Tem muita gente trocando rodas e pneus originais e colocando outros de maior diâmetro. A circunferência passa a ser muito maior, o que indica uma velocidade X no velocímetro, mas o carro está mais rápido do que isso. Exemplo: o motorista vê o velocímetro marcando 98 km/h, mas ele está a 110 km/h. Ele vai ser pego”
Marcus Vinícius Aguiar, vice-presidente da AEA
Embora seja viável recalibrar o velocímetro do carro para corrigir as leituras incorretas, é provável que muitos motoristas nem percebam essa discrepância, o que significa que eles não vão procurar corrigir para evitar multas. Além disso, há aqueles que sabem da diferença, mas não dão importância para a leitura errônea.
A manipulação do hodômetro e a desonestidade no registro da quilometragem do carro: função é evitar multas?
Mesmo assim, não se pode excluir aqueles que agem de maneira desonesta. Quando o diâmetro do carro é alterado e a velocidade diminui, a quilometragem total registrada no hodômetro fica desatualizada. A quilometragem real do carro será superior à indicada no painel.

O tamanho dessa discrepância dependerá do tempo em que o proprietário anterior usou o carro. Isso é semelhante à ação de alguém que manipula o computador de bordo de um veículo de maneira fraudulenta.
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