Evite a Remoção do Seu Veículo Pagando Taxas e Multas Pendentes

Neste início de ano, além de quitar o Imposto sobre IPVA 2024, é fundamental que os motoristas fiquem atentos ao pagamento de multas atrasadas e da taxa de licenciamento dos veículos. Essa é a orientação do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

A taxa de licenciamento de veículos, no valor de apenas R$39,36, deve ser paga até o dia 31 de março. Caso não seja efetuado o pagamento, o motorista corre o risco de ter seu veículo removido caso seja parado em blitz ou envolva-se em algum acidente de trânsito.

Outro ponto importante é a regularização das multas pendentes. Assim como a taxa de licenciamento, caso o pagamento não seja realizado, o veículo poderá ser removido pelos órgãos competentes.

Segundo o 2º Tenente Devair Dias Lopes, do BPTran, caso um motorista esteja conduzindo seu veículo sem estar licenciado e se envolva em um acidente de trânsito ou seja abordado em uma operação policial, seu veículo será encaminhado para um pátio credenciado. Nesse caso, o proprietário deverá arcar com as taxas e impostos pendentes, além das despesas referentes à estadia e remoção do veículo.

Remoção do Seu Veículo
Remoção do Seu Veículo

Em Minas Gerais, os carros recolhidos pelas polícias Civil ou Militar por infração de trânsito, penal ou restrição judicial serão removidos e levados para os pátios credenciados pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG).

Para obter a liberação do veículo, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), é necessário regularizar a situação que originou a remoção ou apreensão, além de efetuar o pagamento das multas, taxas e despesas referentes à remoção e estadia. Vale ressaltar que a liberação do veículo ocorrerá apenas em horário comercial.

No caso de veículos com irregularidade administrativa, é preciso comparecer à unidade de atendimento da CET-MG ou à Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete, em Belo Horizonte, para verificar as pendências do veículo. Após regularizar a situação, será emitido um alvará de liberação. Já no pátio credenciado, o condutor deverá efetuar o pagamento das despesas referentes à estadia e remoção.

No caso de veículos envolvidos em crimes (exceto quando se trata de recuperação de furto ou roubo), o condutor deve comparecer a uma delegacia com a documentação necessária e solicitar a autorização de liberação ao delegado de Polícia Civil.

Caso não saiba qual é a delegacia responsável pelo inquérito, basta dirigir-se à UAI Praça Sete ou à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) da cidade para obter as informações.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Descontos surpreendentes: Peugeot 208 e 2008 para PCD podem chegar a R$ 30,7 mil

O mês de outubro de 2025 traz ótimas oportunidades para o público PCD interessado nos…

Gabriel Schmoller
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross brasileiro surpreende: potência inédita deixa versões estrangeiras para trás

O aguardado Toyota Yaris Cross nacional está prestes a chegar ao mercado brasileiro com uma…

Gabriel Schmoller
Notícias GWM Wey 07: SUV de luxo híbrido chega com 517 cv e seis lugares

A GWM Brasil acaba de iniciar a pré-venda do Wey 07, seu SUV híbrido plug-in…

Gabriel Schmoller
Notícias Ram Dakota 2027é flagrada em teste: veja fotos

A tão aguardada Ram Dakota 2027 foi flagrada novamente em território brasileiro, desta vez com…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário