Afinal, existe no planeta suprimentos suficientes para que os carros elétricos ganhem escala?
A demanda por carros elétricos está crescendo em todo o mundo, especialmente na Europa e na China, onde leis rígidas e incentivos generosos estão impulsionando as vendas de veículos elétricos movidos a bateria. Este ano, os BEVs (Battery Electric Vehicles) devem representar 21% das vendas de automóveis na União Europeia. No entanto, a indústria ainda enfrenta dificuldades de suprimento e infraestrutura para produzir baterias, motores e sistemas em escala suficiente para atender às vendas previstas nos próximos anos.
O maior problema parece estar na capacidade de extração e processamento dos minerais necessários à transição energética, utilizados na produção de baterias, circuitos e motores elétricos. Enquanto um carro com motor a combustão utiliza cerca de 50 kg desses minerais, um automóvel elétrico utiliza 200 kg desses materiais. Segundo cálculos da Associação Europeia de Fabricantes de Autopeças (Clepa), será necessário 42 vezes mais lítio do que agora, 25 vezes mais grafite, 21 vezes mais cobalto, 19 vezes mais níquel e 7 vezes mais outros materiais raros até 2040.

Guia do Conteúdo
Investimentos e soluções para a indústria automotiva
Embora haja desafios na cadeia de suprimentos, alguns fabricantes já estão investindo em minas e mineradoras para garantir o suprimento de matérias-primas básicas para a produção de carros elétricos. A consultoria PwC estima que serão necessários investimentos de dezenas de bilhões para extração e processamento de minerais e produção de células para baterias.
Outros problemas também precisam ser resolvidos para a massificação dos carros elétricos. A instalação de recarregadores públicos ainda está muito abaixo do necessário para atender à demanda, sendo necessário inaugurar 14 mil pontos por semana de 2021 a 2030 na União Europeia para atingir a meta proposta pela UE. Além disso, a fonte da energia utilizada para recarregar as baterias também é uma questão em aberto, já que boa parte da eletricidade na Europa vem de termelétricas que usam combustíveis.
Transição energética é essencial para reduzir emissões
Apesar das dificuldades enfrentadas pela indústria, os carros elétricos são considerados essenciais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa no setor de transporte. A transição energética é uma realidade e, mesmo diante dos desafios da cadeia de suprimentos, espera-se que novas soluções sejam encontradas para garantir o sucesso dessa transição nos próximos anos.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!