Expedição de Fortaleza a Gramado com carros elétricos chega ao fim: eles cruzaram 5.000 km
Nivton Rocha percorreu mais de 5.000 km pelo Brasil em um carro elétrico, instalando pontos de recarga por conta própria para criar um corredor de carregamento que conecta o Nordeste ao Sul do país. A experiência prévia em trajetos menores foi fundamental para a estratégia. Rocha percebeu que estabelecimentos como hotéis não precisam de infraestrutura cara para pontos de recarga.
A jornada durou 13 dias, mas se Rocha não tivesse instalado pontos de recarga, o trajeto teria sido concluído em apenas 5 dias. Rocha visitou vários lugares para falar sobre a eletromobilidade e questionar por que as pessoas não tinham pontos de carga adequados. Entre Fortaleza e Gramado, Rocha instalou sua própria rede de carregamento com oito pontos, pois não havia pontos de recarga suficientes. No total, foram instalados dez pontos no percurso.

A maioria dos estabelecimentos acolheu bem a ideia, mas alguns tiveram problemas técnicos. Em Silva Jardim (RJ), eles não conseguiram carregar os dois carros ao mesmo tempo porque o equipamento não suportava isso. Em outros lugares, os pontos entregavam menos corrente do que prometido.
Nivton também queria testar se os carros entregavam a autonomia que prometiam. Para isso, viajou sempre na carga máxima dos veículos. No BYD, o alcance variou entre 400 km e 700 km. No Tesla, entre 480 km e 900 km.
A instalação de um ponto de carga custa entre R$ 500 e R$ 800, segundo o diretor regional da associação. Rocha afirma que muitas pessoas já têm carros elétricos e querem viajar, precisando assim de segurança ao encontrar carregadores no percurso.
A jornada também foi uma oportunidade para educar as pessoas sobre os veículos elétricos. Em paradas programadas para ficar 15 minutos, Rocha passou até uma hora atendendo curiosos e explicando sobre os veículos. Isso, por sua vez, aumentou a autonomia dos carros, pois acabaram carregando mais.
De acordo com Nivton, a experiência foi positiva porque ele pôde levar conhecimento sobre o segmento e perceber o grande interesse das pessoas pelo assunto. “Muita coisa já começou a acontecer. Nada se muda da noite para o dia, mas o avanço já começou”, concluiu.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
