Expedição de Fortaleza a Gramado com carros elétricos chega ao fim: eles cruzaram 5.000 km

Nivton Rocha percorreu mais de 5.000 km pelo Brasil em um carro elétrico, instalando pontos de recarga por conta própria para criar um corredor de carregamento que conecta o Nordeste ao Sul do país. A experiência prévia em trajetos menores foi fundamental para a estratégia. Rocha percebeu que estabelecimentos como hotéis não precisam de infraestrutura cara para pontos de recarga.

A jornada durou 13 dias, mas se Rocha não tivesse instalado pontos de recarga, o trajeto teria sido concluído em apenas 5 dias. Rocha visitou vários lugares para falar sobre a eletromobilidade e questionar por que as pessoas não tinham pontos de carga adequados. Entre Fortaleza e Gramado, Rocha instalou sua própria rede de carregamento com oito pontos, pois não havia pontos de recarga suficientes. No total, foram instalados dez pontos no percurso.

Expedição de Fortaleza a Gramado com carros elétricos chega ao fim: eles cruzaram 5.000 km
Expedição de Fortaleza a Gramado com carros elétricos chega ao fim: eles cruzaram 5.000 km

A maioria dos estabelecimentos acolheu bem a ideia, mas alguns tiveram problemas técnicos. Em Silva Jardim (RJ), eles não conseguiram carregar os dois carros ao mesmo tempo porque o equipamento não suportava isso. Em outros lugares, os pontos entregavam menos corrente do que prometido.

Nivton também queria testar se os carros entregavam a autonomia que prometiam. Para isso, viajou sempre na carga máxima dos veículos. No BYD, o alcance variou entre 400 km e 700 km. No Tesla, entre 480 km e 900 km.

A instalação de um ponto de carga custa entre R$ 500 e R$ 800, segundo o diretor regional da associação. Rocha afirma que muitas pessoas já têm carros elétricos e querem viajar, precisando assim de segurança ao encontrar carregadores no percurso.

A jornada também foi uma oportunidade para educar as pessoas sobre os veículos elétricos. Em paradas programadas para ficar 15 minutos, Rocha passou até uma hora atendendo curiosos e explicando sobre os veículos. Isso, por sua vez, aumentou a autonomia dos carros, pois acabaram carregando mais.

De acordo com Nivton, a experiência foi positiva porque ele pôde levar conhecimento sobre o segmento e perceber o grande interesse das pessoas pelo assunto. “Muita coisa já começou a acontecer. Nada se muda da noite para o dia, mas o avanço já começou”, concluiu.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

5/5 - (1 votos)

Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Tracker com desconto recorde para PCD: veja quanto o SUV está custando

O Chevrolet Tracker está com condições imperdíveis para pessoas com deficiência (PCD) até o final…

Gabriel Schmoller
Notícias Quais os melhores carros usados para começar no universo de tuning no Brasil

Entrar no universo do tuning é mais do que simplesmente modificar um carro: é um…

Gabriel Schmoller
Notícias Kia Niro 2026 já chegou nas lojas e com desconto: veja quanto está custando esse novo SUV da Kia

O Kia Niro 2026 já está disponível nas concessionárias brasileiras e chega com uma oferta…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo BYD Seal 6 DM-i chegou na Europa: confira nova autonomia e novidades

O BYD Seal 6 DM-i é o novo destaque da marca chinesa no segmento dos…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota muda o visual do Corolla e agora passa a ser um carro de jovens

O Toyota Corolla, conhecido por décadas como um sedã confiável e conservador, está prestes a…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário