Fábrica da Volkswagen no PR vai diminuir um turno e colocar 700 colaboradores em layoff
A fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, Paraná, irá implementar o regime de layoff a partir do dia 1º de junho, afetando cerca de 700 dos 2 mil funcionários, como resposta à queda na procura de carros no mercado, devido aos altos juros e à falta de crédito.
Com a medida, os contratos dos funcionários serão suspensos temporariamente, e eles receberão uma espécie de seguro-desemprego durante os quatro meses em que o layoff estiver em vigor. Além disso, a produção diária da fábrica passará de 500 para 300 veículos novos, que serão readequados para atender às novas demandas do mercado.
A fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais produz atualmente o T-Cross e a Audi fabrica o Q3 na mesma unidade. No entanto, a readequação da produção é uma solução que as fabricantes estão adotando para lidar com os desafios impostos pelo atual cenário do mercado.
A Renault também pode adotar um layoff em breve pelos mesmos motivos que levaram a Volkswagen a tomar essa decisão. Até o momento, a produção da fabricante francesa segue normalmente.

Em abril deste ano, a fábrica da VW em São José dos Pinhais já havia implantado um Programa de Demissão Voluntária (PDV), com quase 70 funcionários aderindo ao termo. A previsão inicial era de produzir 100 mil novos veículos no local neste ano, mas a projeção foi ajustada para no máximo 90 mil unidades em virtude da queda na demanda.
A Volkswagen segue seu plano de adaptação durante a crise econômica e mantém sua produção com um único turno ativo em São José dos Pinhais. O sindicato dos trabalhadores continuará acompanhando a situação na fábrica e negociando com a empresa para garantir os direitos dos funcionários afetados pelo layoff.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
