A Fábrica da Volkswagen volta a produzir após alguns dias parados
Após uma semana de paralisação, a Volkswagen voltou a produzir na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo. O feriado de Tiradentes é responsável pela paralisação da produção nas fábricas dos modelos Nivus, Polo, Saveiro e Virtus por três dias. A fábrica voltou a operar com dois turnos, o mesmo ritmo que tinha desde fevereiro.
Os metalúrgicos da cidade de São Bernardo do Campo pararam de trabalhar no dia 18 de abril, antecipando a parada para o feriado de Tiradentes. Cerca de 1.000 trabalhadores continuaram a trabalhar todos os dias para fornecer um serviço de reparo e manutenção em todo o maquinário.
Guia do Conteúdo
Fábrica da VW
Um dos maiores problemas das fábricas é a falta de materiais de que necessitam. Muitas fábricas têm que fechar e demitir trabalhadores devido à falta de material em um determinado produto, o que pode ser bastante grave para uma indústria como a manufatura.
A Volkswagen tem focado sua produção em modelos mais lucrativos, como o Nivus ou o T-Cross (este feito em São José dos Pinhais, no Paraná). Em novembro passado, a empresa teve que demitir quando deixou de operar em um único turno.
O efeito disso foi uma queda brusca nas vendas de Polo, Virtus e Saveiro. Tanto os hatchbacks quanto os sedãs caíram no ranking no primeiro trimestre e agora estão na parte inferior de seus respectivos segmentos.
O Polo vende apenas alguns modelos de ponta ou de baixo volume, como o Mini Cooper, Fiat 500e e Renault Zoe. Virtus está na última posição. No caso da Saveiro, as picapes só brigam com a Strada desde que o Chevrolet Montana saiu da linha de montagem, mas apenas 6,58% do segmento este ano.
A situação da dupla que usa a plataforma MQB-A0 mudará em breve. Os fabricantes já estão testando versões redesenhadas do Polo e do Virtus, que devem ser lançadas no segundo semestre.
Eles ganharão um novo design, mais equipamentos, e há rumores de uma troca de motor, deixando cair o 1.0 MPI de 84 cv (que será exclusivo do Polo Track no futuro), e usando um 1.0 TSI de 105 cv com o mesmo poder como a última ETI.

Acompanhe o Agora Motor e fique por dentro de tudo.
