Ataque Hacker paralisa fábricas da Toyota, inclusive no Brasil
A Fábrica da Toyota em Sorocaba ficou paralisada e teve que dar folga para todos os funcionários durante alguns dias. O motivo foi a falta de insumos, porém todo esse transtorno foi iniciado bem antes, devido aos ataques que o site da Toyota e da Kojima Industries sofreram.
Depois de uma série de ataques em empresas ao redor do mundo, a montadora Japonesa não escapou. Os hackers enviaram algumas ameaças para a empresa e logo na sequência invadiram um dos servidores da Toyota.
Depois disso, também invadiram o site da Kojima Industries.
Com os ataques, os sites e servidores ficaram fora do ar e isso acabou prejudicando a exportação e importação de insumos, o que levou à fábrica aqui de Sorocaba a ficar sem os materiais necessários para produzir cintos de segurança de diversos modelos.
Como um processo depende do outro, a fábrica toda acabou ficando fechada e os funcionários puderam ficar alguns dias em casa, aproveitando as horas que tinham disponíveis em seu banco de horas.
A empresa já esclareceu que provavelmente, na próxima segunda, dia 14 tudo retornará ao normal e eles poderão voltar a produzir os carros normalmente e que isso não afetará a entrega ou disponibilidade dos carros nas concessionárias.
Guia do Conteúdo
Ataques vindos de onde?
Ainda não se sabe ao certo de onde vieram os ataques dos hackers, porém, como aconteceram logo depois da Toyota ter anunciado que não faria mais contratos comerciais na Rússia, especula-se que os ataques vieram de lá.

Mas, como ainda nada foi comprovado, não podemos bater o martelo nas acusações.
O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse que vai investigar de onde vieram os ataques e com certeza os culpados sofrerão as consequências cabíveis.
Vale lembrar que muitos ataques hackers ainda são considerados “brincadeira” e acabam passando uma falsa sensação de impunidade. Porém esses ataques acabam prejudicando tanto as empresas quanto seus funcionários, ainda mais em um cenário onde a economia mundial está fragilizada.
Infelizmente em uma economia digital globalizada, o que acontece de um lado do mundo pode refletir do outro com uma velocidade impressionante. Todo o cuidado com a segurança digital é pouco. E se até as grandes empresas estão expostas, imagina as menores?
Quer ficar por dentro de tudo que se passa no mundo dos motores? Acesse o Agora Motor e tenha as notícias mais recentes.
