Fastback ou Pulse Hybrid? Você Vai se Surpreender com a Melhor Escolha!
A Fiat entrou com os dois pés no universo dos híbridos — mesmo que de forma tímida, com o que o mercado chama de sistema híbrido leve. E entre os modelos da marca que receberam essa eletrificação parcial, duas opções se destacam: o Pulse Hybrid e o Fastback Hybrid.
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O Pulse já foi avaliado em diversas ocasiões, e o Fastback ganhou nova atenção em testes recentes, o que levanta uma questão pertinente: qual dos dois é o melhor híbrido da Fiat para se ter na garagem? Se você está em dúvida entre um SUV compacto urbano ou um SUV-cupê com visual mais arrojado, esta análise pode ser a chave para sua decisão — e o que vamos mostrar aqui pode surpreender.

Guia do Conteúdo
Testes reais que desafiam os dados oficiais
Oficialmente, o Pulse leva vantagem nos números de consumo, segundo o Inmetro. No papel, ele é mais eficiente, especialmente com gasolina no tanque. Mas quando o assunto é uso prático, na rua, os resultados não foram os mesmos.
Durante os testes feitos pela equipe do Notícias Automotivas, o Pulse chegou a marcar 9,4 km/l, enquanto o Fastback atingiu até 10,6 km/l com o mesmo combustível. Isso contraria o que foi visto em medições anteriores — nas quais o Fastback teve média de 7,5 km/l contra 8,0 km/l do Pulse.
Essas variações demonstram que o consumo real pode depender de inúmeros fatores, como o estilo de condução, o trajeto, a quilometragem do veículo e até mesmo o momento da avaliação. O Pulse, por exemplo, tinha mais de 7 mil km rodados, enquanto o Fastback estava com apenas 4.200 km — o que, teoricamente, daria vantagem ao compacto.
Mas a realidade foi outra. O Fastback se mostrou mais econômico na prática, e isso já começa a mudar o jogo.
Fastback custa mais. Mas entrega mais?
O preço também pesa na escolha: hoje, o Fastback Impetus Hybrid custa R$ 165.990, enquanto o Pulse Audace Hybrid sai por R$ 144.990 — uma diferença de R$ 21.000. Isso representa quase 15% a mais no valor final.
Então a pergunta que fica é: vale pagar tudo isso a mais por um modelo que, em teoria, entrega apenas uma carroceria diferente?
A resposta: sim, ele entrega mais.
O Fastback ocupa uma posição superior no portfólio da Fiat, e isso se reflete claramente em seu acabamento e lista de equipamentos. Ele traz rodas maiores, de 18 polegadas, acabamento interno mais sofisticado, maior espaço interno e um porta-malas generoso com 516 litros, um dos maiores entre os SUVs compactos vendidos no Brasil. Além disso, há recursos como freio de estacionamento eletrônico e carregador de celular por indução, ausentes no Pulse.
Tudo isso pesa no conforto e na experiência de uso, principalmente para quem utiliza o carro no dia a dia e valoriza comodidade.
Mas nem tudo é perfeito no Fastback
Apesar das vantagens, o Fastback Impetus Hybrid também apresentou alguns problemas durante os testes — falhas que o Pulse não teve.
Um dos principais incômodos aconteceu nos primeiros minutos de uso do veículo com o motor frio. Ao pressionar o acelerador levemente, o carro apresentava engasgos semelhantes aos antigos veículos com carburador e álcool, nos dias frios. Não é o tipo de comportamento que se espera de um carro híbrido moderno.
Procurando em fóruns e plataformas como o Reclame Aqui, foram encontradas queixas similares de outros proprietários do Fastback. Ou seja, pode ser uma característica recorrente do modelo.
Além disso, o sistema de sensor de colisão dianteiro se mostrou impreciso, emitindo alertas constantes de proximidade com obstáculos — mesmo quando não havia nada à frente. Em grupos de discussão no Facebook, usuários apontam que o problema pode estar relacionado à sujeira acumulada no para-brisa, à frente do sensor, que fica na região do espelho retrovisor interno.

Mas e se compararmos com o Fastback Limited Edition?
Um ponto que complica ainda mais a vida do Impetus Hybrid é sua proximidade de preço com o Fastback Limited Edition. Essa versão topo de linha da Fiat, com motor 1.3 Turbo de 185 cv, custa hoje apenas R$ 3.000 a mais que o Impetus híbrido.
A Limited Edition entrega muito mais potência, tem acabamento superior e características estéticas que deixam claro que se trata de um modelo premium dentro da linha Fastback. E, apesar de não ser híbrido, sua performance e nível de sofisticação fazem com que o Impetus pareça caro demais para o que oferece.
Se o objetivo principal não for o consumo e sim o desempenho e a experiência a bordo, o Limited é claramente uma escolha mais racional — e prazerosa.
Afinal, o híbrido da Fiat compensa?
Quando falamos de híbridos, o principal argumento sempre será economia. E, nesse ponto, o sistema híbrido leve (MHEV) da Fiat ainda deixa a desejar.
Esse tipo de eletrificação utiliza um motor-gerador de 12V que apoia o motor a combustão em situações específicas, como partidas e retomadas, mas não permite que o carro ande em modo puramente elétrico, como acontece em híbridos plenos (HEV) ou plug-in (PHEV).
Ou seja, o ganho de eficiência é modesto. Nas medições do Inmetro, por exemplo, o Fastback Impetus Hybrid faz 12,6 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, enquanto a versão Limited faz 11,3 km/l e 9,1 km/l, respectivamente.
A diferença existe, mas não é gritante. Em termos práticos, o valor mais alto do híbrido só se justifica se a economia for prioridade máxima ou se o carro rodar muitos quilômetros todos os meses.
Em São Paulo, o cenário muda
Para quem mora na cidade de São Paulo, há um fator que pode tornar o híbrido mais vantajoso: os incentivos fiscais e legais.
Modelos híbridos têm 50% de desconto no IPVA e isenção do rodízio municipal, o que pode representar uma grande economia e ganho de conveniência, especialmente para quem precisa do carro todos os dias.
Nesse contexto, o Fastback Impetus Hybrid passa a fazer mais sentido — não pela tecnologia embarcada, mas pelas vantagens extras que o governo oferece a esse tipo de veículo.
Qual híbrido escolher?
Se a sua intenção é ter um Fiat híbrido hoje, o Fastback Impetus pode ser a melhor escolha — mas com ressalvas.
Ele é mais caro que o Pulse, mas entrega mais conforto, espaço, equipamentos e presença. Sua carroceria cupê pode dividir opiniões, mas o pacote geral é mais completo. Além disso, ele apresentou melhores números de consumo em testes práticos, o que é um ponto positivo.
Por outro lado, não se engane: o sistema híbrido leve da Fiat ainda é bastante limitado em termos de eficiência. Se a sua prioridade for economia de combustível real, talvez seja melhor olhar para concorrentes que oferecem soluções híbridas mais robustas.

E se você está buscando uma experiência mais esportiva, ou um carro que entrega mais pelo valor investido, o Fastback Limited Edition é uma opção que faz mais sentido do que o Impetus Hybrid — especialmente com a diferença de apenas R$ 3.000 no preço atual.
Portanto, antes de decidir, avalie seu perfil de uso, suas prioridades (economia, conforto ou desempenho) e os incentivos da sua cidade. Porque, no fim das contas, o híbrido ideal depende mais de você do que do carro.