Ferrari poderá seguir fabricando carros à gasolina depois de 2035 na Europa (graças a Porsche)

A possibilidade de exclusão dos carros à combustão que utilizam combustível sintético da proibição de vendas a partir de 1 de julho de 2035, proposta pela Comissão Europeia, tem gerado expectativas positivas na Ferrari.

De acordo com o CEO da empresa, Benedetto Vigna, essa isenção oferecerá mais liberdade em seu esquema de produção e também espera-se que o preço dos combustíveis sintéticos caia no futuro. Entretanto, a Ferrari reafirma seu compromisso com os planos de eletrificação já estabelecidos.

A primeira Ferrari elétrica será lançada em 2025 e será um carro único, enquanto a linha de modelos das Ferraris inclui atualmente dois híbridos plug-in. A empresa projeta que 80% dos seus carros serão elétricos e híbridos, enquanto 20% serão movidos a combustão.

Ferrari poderá seguir fabricando carros à gasolina depois de 2035 na Europa (graças a Porsche)

Outras empresas automotivas, como a Porsche, também apoiam a possibilidade do uso de combustíveis sintéticos em veículos com baixos números de produção, como o Porsche 911. O Grupo Volkswagen, por sua vez, planeja vender mais de 50% dos seus carros elétricos até 2030.

Investimentos em Combustíveis Sintéticos

Segundo o Motor1, para além do apoio à proposta da Comissão Europeia, a Porsche AG já investiu US$100 milhões na produção desse tipo de combustível. Além disso, conta com uma planta piloto chilena em Haru Oni construída em colaboração com outras empresas como HIF Global, Enel Green Power, ENAP, Siemens Energy, Gasco e ExxonMobil.

Apesar das possibilidades trazidas pela exclusão dos carros à combustão que utilizam combustível sintético da proibição de vendas, a proposta levanta algumas dúvidas nos consumidores sobre o futuro do mercado automotivo. Como isso afetará o preço dos carros elétricos e híbridos no futuro? Os combustíveis sintéticos serão acessíveis para todos os tipos de veículos ou apenas para aqueles com baixa produção?

Leia também: Como o icônico Porsche 911 “salvou” o motor de combustão na Europa?

É importante destacar que a mobilidade sustentável é uma preocupação crescente em todo o mundo. As empresas automotivas estão buscando maneiras de atender às demandas ambientais sem comprometer a qualidade de seus produtos. A isenção proposta pode permitir que as empresas tenham mais flexibilidade na produção de veículos movidos a combustão, mas ainda é fundamental investir em tecnologias limpas, como carros elétricos e híbridos, para garantir um futuro mais sustentável para todos.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Novo Golf GTI Edition 50 impressiona com 325 cv e preço salgado

O Volkswagen Golf está prestes a comemorar meio século de história em 2026, e a…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Renault Boreal chega às lojas e promete agitar o segmento de SUVs médios

O Renault Boreal começou a chegar às concessionárias de todo o Brasil, trazendo novas expectativas…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat Pulse Abarth Stranger Things chega ao Brasil com detalhes sombrios e motor potente

A Fiat surpreendeu o mercado brasileiro com uma parceria inusitada. O Pulse Abarth Stranger Things…

Gabriel Schmoller
Notícias Marca chinesa desenvolve motor a combustão antes impensável

No maior mercado do mundo para veículos 100% elétricos seria natural concluir que motores a…

Fernando Calmon
Notícias Promoção do VW Virtus Highline surpreende com taxa zero e bônus alto

A Volkswagen está encerrando outubro com uma campanha agressiva para o Virtus Highline, um dos…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário