Ferrari Dino recebeu o nome de um dinossauro? Entenda a origem do nome

O fundador da Ferrari, Enzo Ferrari, homenageou seu filho falecido Alfredo Ferrari, apelidado de Dino, nomeando um dos carros mais icônicos da marca, o Dino. Entenda toda a história!

Ferrari Dino recebeu o nome de um dinossauro? Entenda a origem do nome

Alfredo era apaixonado por motores V6 e trabalhou com o engenheiro líder Vittorio Jano para projetar um motor V6 para a Fórmula 2, mas infelizmente faleceu antes de ver seus projetos se concretizarem. Em sua homenagem, Enzo nomeou o motor V6 de “Dino”.

A Ferrari utilizou o bem-sucedido motor Dino V6 em sua vitória na temporada de Fórmula 1 em 1958. Mais tarde, na década de 1960, a empresa precisou produzir 500 carros com uma variação do motor 2.0L para entrar no Campeonato Mundial de Fórmula 2 de 1967.

Enzo Ferrari foi apresentado a alguns esboços de um belo carro esportivo com motor central por Sergio Pininfarina. Isso ocorreu em um momento em que o layout de motor central era um interesse crescente para potenciais compradores de carros de luxo. A resposta positiva ao conceito Dino 206S no Salão do Automóvel de Turim em 1966 convenceu Enzo a dar aos seus clientes um carro com motor central.

Enzo não confiava na capacidade de seus clientes para lidar com essa configuração e exigiu que o veículo não fosse muito potente. Ele também criou a marca “Dino” sob a qual os carros V6 seriam vendidos. Enzo afirmou que não poderiam vender carros com metade dos cilindros sob a marca Ferrari, então surgiu o nome Dino.

A marca Dino foi oficialmente criada em 1968, juntamente com o lançamento do Dino 206 GT. O modelo usava o motor V6 2.0L, que produzia 180 cavalos de potência e era combinado com uma transmissão manual de cinco velocidades. Impressionantemente, porque o carro pesa pouco menos de 2.000 libras, ele conseguia atingir 60 mph em apenas 5,8 segundos.

Outras versões do modelo foram lançadas nos anos seguintes, incluindo o modelo V8 alimentado pelo motor 308 GT4, que saiu em 1973, produzindo 255 cavalos de potência. O nome da marca Dino foi abandonado em 1976 e os últimos anos do 308 e 208 foram nomeados como Ferraris.

Com informações do MOTOR BISCUIT, a Fiat também lançou um modelo chamado Fiat Dino entre 1966 e 1973. A razão pela qual o Dino existe é porque a Ferrari não conseguiu produzir 500 carros de rua para cumprir os requisitos de homologação para a Fórmula 2 e a Fiat interveio para ajudar. Em troca da ajuda, a Fiat pôde colocar o motor V6 de 2.0L em um de seus carros de rua também.

O Fiat Dino pode não ter a beleza ou a capacidade do modelo da Ferrari, mas o som do V6 e o estilo do Giugiaro fazem dele um clássico desejável. E sem ele, nunca teríamos aquele incrível motor Ferrari em um carro de rua.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Jeep Compass: Descontos Surpreendentes de Até R$ 31 Mil para CNPJ

A Jeep anunciou em novembro de 2025 novas condições para aquisição do Compass, especialmente voltadas…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat Strada 2023: A picape cabine dupla que surpreende pelo conforto

A Fiat Strada é referência no segmento de picapes compactas há mais de 20 anos….

Gabriel Schmoller
Notícias O Novo Haval H6 2026 Esconde Mudanças Surpreendentes que Poucos Esperavam

O Haval H6 2026 surge com uma proposta mais ousada dentro do segmento de SUVs…

Gabriel Schmoller
Notícias O retorno surpreendente do Captiva EV e os rivais que brigam pelo mesmo preço

O tão aguardado retorno do Captiva EV ao portfólio da Chevrolet marca uma mudança clara…

Gabriel Schmoller
Notícias Os carros que mudaram tudo e transformaram a imagem de grandes marcas

A reputação de uma montadora é resultado de anos de esforço, mas um único carro…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário