Ferrari patenteia novo sistema avançado de direção traseira: entenda funcionamento!
Fãs de carros esportivos, preparem-se para ficar impressionados com a novidade que a Ferrari acaba de patentear! A marca italiana está revolucionando a direção traseira com seu novo sistema avançado, que promete entregar uma experiência de condução ainda mais emocionante e precisa.
Neste artigo, vamos explicar como funciona essa tecnologia inovadora e o que ela pode significar para o futuro dos carros de alta performance. Se você é um apaixonado por automóveis, não pode perder essa novidade!
Guia do Conteúdo
Ferrari patenteia novo sistema avançado de direção traseira!
A Ferrari, famosa montadora italiana de carros esportivos, registrou uma patente no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) em 11 de fevereiro de 2021 e publicada em 18 de abril de 2023, para um novo sistema avançado de direção traseira.

O sistema proposto pela Ferrari busca ajustar a rigidez do chassi e a direção das rodas traseiras simultaneamente e coordenadamente, com base nas leituras em tempo real dos sensores do carro. A ideia é melhorar ainda mais o manuseio dos carros esportivos da marca.
Como funcionará o novo sistema de direção traseira da Ferrari?
O sistema proposto pela Ferrari usa uma unidade de controle e atuadores eletrônicos nas quatro rodas para ajustar a firmeza da mola e do amortecedor (para carros com amortecedores passivos ou magnéticos) e outro atuador eletrônico ou hidráulico para ajustar o ângulo de direção traseiro.


Isso permite que o carro mantenha a linha ideal durante as curvas, evitando que as rodas traseiras derrapem e ajudando o motorista a manter a trajetória correta.
A quantidade de ajustes para cada carro pode variar, dependendo da situação. Em curvas de velocidade média com baixa aceleração lateral, a direção das rodas traseiras pode fazer a maior parte do trabalho, com os amortecedores sendo ajustados apenas como um meio secundário.
Perto do limite de estabilidade em altas velocidades, um efeito maior pode ser alcançado diminuindo o centro de gravidade do carro, alterando a rigidez da conexão das quatro rodas ao quadro. A quantidade de ângulo de direção da roda traseira pode mudar entre esses dois extremos.
Para quais modelos de carros a Ferrari propõe o novo sistema?
A Ferrari descreve o sistema para carros com motor dianteiro, como a linha 812, Portofino, Roma e o novo SUV Purosangue. No entanto, a quantidade de ajustes para cada modelo pode variar.
Por que a Ferrari patenteou esse novo sistema de direção traseira?
As patentes não são garantia de intenção de produção, mas um sistema como esse pode dar aos engenheiros da Ferrari uma maneira de aprimorar ainda mais o manuseio dos carros esportivos de Maranello.
A Ferrari é conhecida por sua busca constante pela inovação e pelo aprimoramento de seus carros esportivos, e o novo sistema de direção traseira pode ser uma das muitas ideias que a empresa está explorando para melhorar ainda mais seus veículos.
O que diferencia o novo sistema de direção traseira da Ferrari dos sistemas existentes?
Os sistemas de direção das rodas traseiras existentes, como o sistema Virtual Short Wheelbase introduzido no Ferrari F12 tdf em 2015, direcionam as rodas traseiras na mesma direção das rodas dianteiras durante as curvas de alta velocidade. Isso neutraliza a força centrífuga que empurra o carro para fora da curva.
No entanto, o novo sistema proposto pela Ferrari ajusta a rigidez do chassi e a direção das rodas traseiras simultaneamente e coordenadamente, com base nas leituras em tempo real dos sensores do carro, permitindo um controle ainda mais preciso do veículo.
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