Ferrari volta as corridas de resistência com protótipo 499P
A equipe da Ferrari está testando seu mais novo protótipo de carro de corrida híbrido com tração nas quatro rodas, o Ferrari 499P, antes de sua primeira corrida em março. O teste está sendo realizado no circuito Sebring International Raceway, na Flórida Central. Para manter o fluxo de ar para os componentes do carro, a equipe da Ferrari está usando uma solução incomum: sopradores de folhas Milwaukee M18 Fuel comprados na Home Depot.
A equipe italiana está buscando acumular experiência e dados brutos rapidamente para competir com as equipes japonesas e alemãs, que possuem uma vantagem considerável em termos de conhecimento adquirido ao longo dos anos. A Ferrari está voltando às corridas de resistência após meio século fora do esporte automobilístico e optou por construir o carro de acordo com as regras Hiper-carro Le Mans (LMH), que é mais permissivo e mais caro do que o conjunto de regras Le Mans Daytona Hybrid (LMDh) para IMSA na América do Norte.

Guia do Conteúdo
Testes em Sebring
Durante os testes em Sebring, a equipe da Ferrari usou estações de trabalho de computador para medir tudo o que os carros estavam fazendo na pista. Além disso, mais dados foram enviados pela internet para engenheiros em Maranello analisarem. É importante destacar que estamos em uma nova era das corridas movidas por dados.
O novo carro da Ferrari é equipado com diversos componentes tecnológicos como computadores, baterias, turbos e motores elétricos. O motor V-6 turbo de 3,0 litros do 499P é um desenvolvimento do motor usado no veículo 296 GTB. O cockpit é menor em comparação com outros carros utilizados nas corridas LMDh, mas ainda pode teoricamente levar dois ocupantes.
O diretor técnico da Ferrari, Ferdinando Cannizzo, explicou em entrevista que a equipe escolheu a opção mais cara porque queria desenhar todo o carro e manter a sua “DNA” como fabricante.
Com uma equipe ambiciosa, mas humilde, a Ferrari busca acumular dados brutos rapidamente para competir em igualdade com seus rivais japoneses e alemães. A equipe enfrenta equipes concorrentes muito experientes e utiliza tecnologia avançada para medir todos os aspectos da performance dos seus carros.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
