Fiat Bravo saiu de linha? O que aconteceu com o esportivo mais barato do Brasil!
O esportivo mais barato do Brasil, o Fiat Bravo saiu de linha em 2017, junto a um pacote de veículos que saíram do país, que além de estarem com vendas abaixo do esperado, o hatch é um carro que acabou morrendo cedo, com apenas 6 anos de mercado, porém até hoje quando se trata de um esportivo barato, ele é lembrado.
O Bravo já existe desde 2007 na Europa, porém chegou ao Brasil apenas em 2010, na Europa o modelo saiu de linha em 2015, enquanto aqui no Brasil a expectativa era que as vendas aumentassem, porém acabou caindo drasticamente, o que logo optaram por tirar o carro do mercado nacional.
Guia do Conteúdo
Por que o Bravo saiu de linha?
O Bravo era um carro eu tinha uma boa plataforma, um motor muito bom, porém acabou que saiu do mercado, a grande razão foi pelo seu número de vendas, em 6 anos aqui no país, totalizaram apenas 40 mil unidades, que se olharmos para o mercado atualmente, isso é nada atualmente.

Logo no seu primeiro ano ele vendeu quase 12 mil unidades, que entrou em uma maré de decadência, onde em 2015 tinha vendido quase 3 mil unidades apenas, então em 2016 retiraram o carro do ar, porém junto a ele caíram os carros Fiat Idea e Linea e posteriormente até mesmo o queridíssimo Fiat Palio.
Ambos os modelos caíram pela mesma razão, vendas muito baixas, o carro que fez mais sucesso entre os três foi o Ideia, que contou um número de vendas muito bom de quase 250 unidades em 11 anos, porém nos seus últimos dias, teve uma queda muito expressiva, o que apenas colaborou para o seu fim.
O Fiat Bravo
O esportivo trouxe no seu último ano de vida um total de 7 versões, que mesclam entre câmbio automático e manual e um motor 1.8 e 1.4 turbo. Se baseando pelo modelo buscado que é o 1.4 turbo ele atualmente está com uma FIPE próxima dos 70 mil reais. Ele além do seu motor turbo, traz um câmbio de 6 velocidade manual.
Equipado com injeção multiponto e comando de válvulas duplo no cabeçote, o carro dispõe de 4 cilindros em linha com 16 válvulas, desenvolvendo uma potência máxima de 152 cv a 5.500 rpm e um torque de 21,1 kgf.m a 2250 rpm, podendo atingir uma velocidade máxima de 200 km/h.
O carro traz também uma eficiência de consumo equilibrada, onde chega a fazer uma média de 9 quilômetros ao litro dentro da cidade e 10,4 quilômetros por litro na estrada, equipado ainda com um tanque de 58 litros, que dá ao Bravo uma autonomia entre 522 km a 603 km de distância.
Ele também traz uma alta gama e itens de série, como ar-condicionado de 2 zonas, airbags, freio ABS, controle e estabilidade, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampa, teto solar, controle de cruzeiro, painel multimidia digital, dentre outros equipamentos interessantes.
O carro irá voltar algum dia?
Baseado pelo foco da Fiat atualmente, que tem como seu carro chefe os utilitários (Toro e Strada), e com os modelos da montadora indo bem no mercado, é bem difícil de pensar na aparição do carro novamente, talvez ele possa ser reaproveitado em algum novo modelo, mas seu nome provavelmente se manterá enterrado.
Para não dizer que a Fiat está sem esportivos no mercado, tudo indica que teremos o Fiat 124 Spider aqui no Brasil, um esportivo conversível, que traz bastante marra ao motorista, é um carro que conta com uma potência muito boa, porém seu valor irá compensar essa potência a mais.
Veja o Fiat Bravo em 2023!
Não é uma pena o Fiat Bravo ter saído do mercado? Tem alguma história com o carro? Vale a pena ter um hoje em dia? Compartilhe seu conhecimento e opinião com o público, aproveite também para avaliar a notícia com as estrelas, é algo simples, porém nos ajuda demais.
Conheça o Agora Motor e fique por dentro do que está acontecendo no mundo automobilístico, seja relacionado a lançamentos de carros, motos, reviews, notícias e muito mais. Também contamos com uma Tabela Fipe para você acompanhar e consultar os preços dos veículos.