Fiat Cronos e Argo: descubra os carros de R$ 100 mil que ainda dominam o mercado

O Fiat Cronos segue como uma opção de destaque entre sedãs compactos, mesmo importado da Argentina. O modelo é oferecido em diferentes versões, mas dentro do limite de R$ 110 mil, a versão Drive de entrada é a única compatível.

Com preço de R$ 106.990, o Cronos Drive se posiciona como um dos sedãs 1.0 aspirados mais caros do país, oferecendo equipamentos básicos e uma experiência de condução simples, mas confiável.

O sedã apresenta um visual levemente renovado para 2026, com grade frontal e para-choque atualizados. A versão Drive oferece central multimídia de 7 polegadas, ar-condicionado, direção elétrica, volante multifuncional, rodas de 15 polegadas com calotas e chave tipo canivete.

Por R$ 3.090, é possível adicionar itens como câmera de ré, retrovisores elétricos e rodas de liga leve aro 15, mas faróis de LED e airbags laterais não estão disponíveis nem como opcionais.

Desempenho e consumo

O Cronos compartilha o mesmo motor 1.0 do Argo de entrada, com 75 cv e torque de 10,7 kgfm, acoplado a câmbio manual de cinco marchas. O peso maior do sedã prejudica o desempenho: são necessários 15,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h. O consumo, segundo o Inmetro, é de 11,9 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada, números razoáveis para um sedã compacto e até superiores a alguns modelos híbridos do mercado.

O espaço interno é outro ponto positivo. O Cronos oferece porta-malas de 525 litros, o maior entre os sedãs compactos, garantindo conforto para bagagens. Ao volante, o comportamento é similar ao do Argo: suspensão macia, direção leve e câmbio que exige paciência nas retomadas. A escolha é racional, voltada para quem busca confiabilidade e baixo custo de manutenção.

Argo competitivo

O Fiat Argo, por sua vez, continua sendo o hatch mais vendido da marca, ocupando o terceiro lugar no ranking nacional, atrás apenas de Strada e Polo. O motivo principal é a preferência de locadoras e frotistas: cerca de 75% das unidades emplacadas são destinadas a empresas.

Apesar de projeto antigo, o Argo ainda agrada quem valoriza aspectos racionais. A versão 1.0 básica custa R$ 91.990, podendo ser complementada com pacote opcional de R$ 2.300, incluindo ar-condicionado digital, partida por botão, chave presencial, faróis de neblina, sensor de estacionamento e vidros elétricos traseiros. A versão 1.3, mais equipada, traz faróis de LED e 107 cv, mas custa mais caro.

Veja também: Serviço de assinatura da Fiat permite você ter o seu carro 0km com preços a partir de R$ 1.723

Performance e dimensões

O Argo 1.0 acelera de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos, com consumo de 13,6 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada. O hatch é compacto, com 4,03 metros de comprimento, entre-eixos de 2,52 m e porta-malas de 300 litros, dentro da média da categoria.

A suspensão é independente na dianteira e eixo de torção na traseira, oferecendo conforto, embora o espaço interno seja limitado para passageiros mais altos.

Equipamentos e versões

As versões de entrada deixam a desejar em termos de tecnologia e segurança. Lâmpadas halógenas ainda são usadas nas variantes 1.0, e itens como faróis de LED, controles de estabilidade e airbags laterais não estão disponíveis.

O câmbio manual de cinco marchas prioriza uso urbano, com relações curtas que deixam a condução mais lenta nas acelerações.

Para quem pensa no futuro, a Fiat já planeja substituir o Argo pelo Grande Panda em 2026, podendo ser um sucessor direto ou uma nova geração, chamada possivelmente de New Argo. Isso torna importante negociar descontos caso opte pelo hatch atual.

Comparativo racional

Entre Cronos e Argo, a escolha depende do perfil do comprador. O sedã oferece maior porta-malas e conforto interno, mas desempenho mais lento. O hatch é mais ágil e econômico na cidade, porém limitado em espaço. Ambos têm custos de manutenção baixos, tornando-os competitivos para frotistas, motoristas de aplicativo e famílias pequenas que priorizam confiabilidade.

Enquanto o Cronos perde alguns equipamentos básicos, ele se destaca pela amplitude do porta-malas e suspensão macia. O Argo, por outro lado, mantém boa relação custo-benefício, sendo eficiente no uso urbano e oferecendo pacotes opcionais que aumentam o conforto e a tecnologia.

Futuro da Fiat

O futuro dos dois modelos é diferente. O Cronos corre risco de sair de linha nos próximos anos, com a nova família de compactos da Fiat chegando, incluindo o Grande Panda, dois SUVs e uma nova geração da Strada. O Argo também deve ceder espaço ao Novo Panda, mas ainda deve ser visto no mercado até a transição completa.

Para quem busca racionalidade, ambos são opções sólidas. A escolha entre sedã ou hatch passa por conforto, espaço e consumo. Negociar valores e considerar pacotes opcionais é essencial para garantir melhor custo-benefício. A experiência de condução é simples e prática, alinhada à proposta de carros acessíveis e confiáveis, mantendo a Fiat relevante no segmento compacto.

Conclusão

O Fiat Cronos oferece espaço e conforto, sendo ideal para quem prioriza porta-malas e estabilidade na estrada. O Argo continua sendo o hatch popular por excelência, eficiente no dia a dia, com manutenção econômica e bom desempenho urbano. A decisão depende do perfil do comprador e da disponibilidade de pacotes opcionais.

Seja para uso pessoal, trabalho ou locação, ambos os modelos continuam relevantes no mercado, mas o futuro reserva mudanças significativas, especialmente com a chegada do Grande Panda e novos modelos compactos da Fiat.

Acompanhe nosso site para mais análises, novidades e comparativos do mercado automotivo, garantindo que você faça sempre a melhor escolha ao investir em um carro.

Avalie esse artigo

Redator online do Agora Motor, antes mesmo de concluir o ensino médio e fazer a carteira, Gabriel já está envolvido no universo automotivo. Produz conteúdos informativos e relevantes, com foco em lançamentos, notícias e tudo que movimenta o setor. Interessado em aprender e crescer na área, acompanha de perto as tendências do mercado e busca tornar a informação acessível a todos os leitores.
Posts relacionados
Notícias Novo Volkswagen Jetta GLI 2026 promete agitar o mercado brasileiro

O mercado brasileiro se prepara para receber em outubro o novo Volkswagen Jetta GLI 2026,…

Gabriel Schmoller
Notícias O novo Jeep Avenger tem novas novidades: confira!

O Jeep Avenger já tem destino certo no Brasil. A Stellantis confirmou que o menor…

Gabriel Schmoller
Notícias Geely Starshine 6 chegou para desafiar a BYD

A Geely anunciou a pré-venda do Galaxy Starshine 6, seu novo sedã híbrido plug-in (PHEV),…

Gabriel Schmoller
Notícias Carros com desconto de até R$ 60 mil: veja entre picapes, SUVs, e elétricos que são ótimas oportunidades

O mês de setembro trouxe novidades importantes para o setor automotivo brasileiro, especialmente para empresários…

Gabriel Schmoller
Notícias Kia Sportage 2026 está chegando: veja as novidades

O Kia Sportage 2026 já está pronto para desembarcar no Brasil, trazendo atualizações que prometem…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário