Fiat e SENAI já transformam Fiorino em carro elétrico: entenda

A estratégia de conversão é uma estratégia cientifica e tecnológica que pode mudar o rumo dos veículos automotores do mundo, a tecnologia presa pelo desenvolvimento de um kit de conversão, e a Fiat e o Senai já utilizam tais estudos, acabando assim de transformar uma Fiorina em um carro elétrico. Entenda muito mais sobre logo abaixo no nosso portal!

Guia do Conteúdo

Fiat e Senai promovem nova tecnologia para a eletrificação!

O projeto, feito pela Fiat e o Senai, busca aperfeiçoar e desenvolver um kit de conversão que será negociado na Europa. Os planos da gigante Stellantis é de atingir a neutralidade em carbono até 2038, e para isso ela traz uma parceria com o Senai aqui no Brasil para desenvolver um projeto de conversão de veículos com motorização a combustão em veículos elétricos.

Estamos falando de uma tecnologia chamada inicialmente de Retrofit, que é como se chama esse tipo de conversão, ela vai ser alinhada apenas com os modelos comerciais leves inicialmente. O processo de conversão já tinha sido iniciado no começo de 2022, na época os modelos utilizados tinham sido a Fiat Fiorino e o Peugeot Partner Rapid, e atualmente estes veículos estão funcionando sem utilizar o seu trem de força a combustão, utilizando o kit de conversão e conjuntos de baterias, de forma que a estrutura do veículo não seja alterada.

Foto de uma Fiat Fiorino
Fiat Fiorino. Foto: Divulgação.

Os testes executadas com os veículos irá ser iniciada em abril, e os modelos irão andar em vias públicas. A própria Stellantis vai disponibilizar os utilitários aos clientes B2B, que irão rodar 100 km por dia durante o expediente, lembrando que eles serão selecionados. Os dados coletados vão ser utilizado para medir fatores econômicos dos componentes além de ajustes de outros parâmetros.

Confira mais sobre a Fiat Fiorino 2023

Esta nova tecnologia de conversão busca tratar os carros com outra ótica, gerando assim uma alternativa acessível e de qualidade que pode assegurar os itens originais de fábricas, dessa forma a homologação se tornará mais simples e os carros serão mais seguros. O projeto ainda tem uma parceria com outras organizações, como, por exemplo, a WEG e a FuelTech. O projeto está sendo executado através do Senai A3 da Rota 2023, um programa criado pelo Governo Federal voltado para o desenvolvimento do setor automobilístico.

O diretor dos Programas e Planejamento de Produtos da Stellantis para a América do Sul, Breno Kamei, afirmou o seguinte “Nesse momento, essa iniciativa está sendo desenvolvida apenas em frotas de veículos comerciais, mas a intenção é expandirmos para outros modelos, a fim de atender a todos os públicos nas próximas etapas”.

Foto do motor de uma Fiat Fiorino. Foto: Divulgação.
Foto do cofre do motor de uma Fiat Fiorino. Foto: Divulgação.

Entenda o Retrofit elétrico, planos da Stellantis!

A tecnologia parece ser algo que vai levar muito tempo para ser entregue ao público, porém se os feedbacks forem positivos, toda essa tecnologia poderá já ser comercializada no início de 2024, porém, infelizmente o Brasil está fora da lista dos primeiros países que irã receber este produto, ele irá começar na França e depois para a Europa. Essa é uma tecnologia inovadora, que pode fazer com que os modelos a combustão continuem a ser utilizados, porém, com uma tecnologia que converta eles em elétricos.

E aí o que você achou dessa novidade apresentada pela Fiat (Stellantis) e o Senai? Deixe a sua opinião, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automotivo. Aproveite para ver notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Descontos surpreendentes: Peugeot 208 e 2008 para PCD podem chegar a R$ 30,7 mil

O mês de outubro de 2025 traz ótimas oportunidades para o público PCD interessado nos…

Gabriel Schmoller
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross brasileiro surpreende: potência inédita deixa versões estrangeiras para trás

O aguardado Toyota Yaris Cross nacional está prestes a chegar ao mercado brasileiro com uma…

Gabriel Schmoller
Notícias GWM Wey 07: SUV de luxo híbrido chega com 517 cv e seis lugares

A GWM Brasil acaba de iniciar a pré-venda do Wey 07, seu SUV híbrido plug-in…

Gabriel Schmoller
Notícias Ram Dakota 2027é flagrada em teste: veja fotos

A tão aguardada Ram Dakota 2027 foi flagrada novamente em território brasileiro, desta vez com…

Gabriel Schmoller
2 comentários
  • Responder

    No final da década de 70 com 14 anos de idade eu já estava dentro do Senai do Recife cursando eletricidade de auto e tenho vividas memórias do processo de conversão do carro a gasolina em carro a álcool, ainda consigo ver o enxerto de alumínio fundido na base do cabeçote do motor pra controlar a temperatura e fazer ele funcionar. Good time.

    • Responder

      Interessante demais saber sobre isso! Podemos perceber o SENAI é uma chave importante no quesito de evolução tecnológica aqui no Brasil, grande instituto. Antigamente da gasolina para o etanol e agora da gasolina/ e/ou etanol para a eletricidade! Sencasional.

Deixe seu comentário