Fiat Punto saiu de linha? Saiba porque o carro saiu de linha!
O Fiat Punto é um hatch muito bom que passou pelo mercado brasileiro, trazendo uma boa motorização e um design mais esportivo, porém o Punto saiu de linha aqui no Brasil em 2017, e em 2018 saiu de linha na Europa, por uma grande motivação chamada Argo.
O carro que já estava no mercado desde 1993 com o objetivo de ser um substituto do Fiat Uno, por mais que se a gente traçar uma régua hoje em dia, são dois carros totalmente diferentes, porém ele saiu para dar lugar ao Fiat Argo, que atualmente faz um grande sucesso e inúmeras vendas.
Guia do Conteúdo
Por que o Fiat Punto saiu de linha?
Em 2017 foi um ano de vários abates, onde a Fiat fez uma limpa no seu portfólio por diversos motivos, como carros que estavam ficando ultrapassados, poucas vendas e também com o Punto, para dar espaço a um novo veículo, um carro similar da Fiat que saiu junto com ele, foi o Fiat Bravo, design relativamente parecido, porém com um objetivo de ser um esportivo barato.

Porém, mesmo com esse objetivo, o carro acabou saindo de linha por poucas vendas. O Punto acabou saindo de linha com 270 mil unidades vendidas aqui no Brasil e 9 milhões global. Antigamente a Fiat não estava na sua melhor época, igual está hoje em dia, após ter se juntado a Stellantis, suas vendas deslancharam.
Atualmente apenas com o segmento de utilitários, só com a Fiat Toro e Strada até novembro de 2022. Forma mais de 150 mil unidades vendidas, antes o que os carros vendiam durante toda a sua vida, agora com um a dois anos, estão tendo resultados absurdos em vendas.
Quais a chances do Punto voltar?
Atualmente se olharmos para o seu substituto, o Punto em 10 anos vende menos que o Argo em 5 anos, o Argo traz um número de venda de quase 1/3 a mais que o Punto, ou seja, estrategicamente não faria sentido perder tempo com o carro, por mais que ele seja um bom e traga um bom desempenho, pelo fato dele ter um motor mais forte, talvez nem se encaixaria com as normas de emissão de gases.
Porém, o mercado é muito incerto, o Voyage, por exemplo, saiu de linha por 13 anos e depois voltou, mas eu honestamente acredito que ele não volte, exceto se eles fizerem alguma versão especial eletrificada, porém, creio ser difícil aqui para o Brasil.
Punto no seu último dia de vida
O Punto antes de sair da jogada, se encontrava com 6 versões a venda, ambas no ano de 2017, o Punto Essence, por exemplo, que é uma das versões melhor avaliada, trazia um motor 1.6 com 16 válvulas, onde era naturalmente aspirado, possuindo 4 cilindros em linha com 4 válvulas cada.
Seu motor também era flex, o que proporcionava uma potência de 117 cv (A) 115 (G) a 5500 rpm e um torque de 16,8 kgf.m (A) 16,2 kgf.m (G), sendo um motor com um excelente desempenho, onde permite que o carro atinja até 180 km/h de velocidade máxima.
Sua motorização também traz um consumo médio equilibrado fazendo dentro da cidade 6,6 km/l (A) 9,7 km/l (G) e na estrada sua média melhora, indo para 8,1 km/l (A) 11,7 km/l (G), estando equipado com um tanque de 60 litros, sua autonomia mínima pode ficar em 396 km e a máxima em 702 km de distância.
Sua fipe atualmente está na faixa dos 50 mil reais, você pode conferir o valor do Punto na Tabela Fipe do Agora Motor, podendo consultar o valor das outras versões e dos outros anos.
E o que você pensa sobre o Fiat Punto, considera ele um bom carro? Vale a pena ter um hoje em dia? Tem algumas histórias ou experiência com o carro? Compartilhe nos comentários e aproveite também para avaliar a notícia com as estrelas, é algo simples, porém nos ajuda demais.
Conheça o Agora Motor e fique por dentro do que está acontecendo no mundo automobilístico, seja relacionado a lançamentos de carros, motos, reviews, notícias e muito mais. Também contamos com uma Tabela Fipe para você acompanhar e consultar os preços dos veículos.
