Fiat Strada movida a diesel fazia 19 km/l, mas nunca foi comercializada
A Fiat Strada, lançada em 1998 como parte do projeto Palio, é uma picape compacta que passou por reestilizações ao longo dos seus 23 anos de produção. A picape sempre foi equipada com motor a gasolina ou etanol, mas atualmente conta apenas com o motor flex 1.3 Firefly.
Embora tenha tido uma versão diesel produzida na fábrica da marca em Betim, Minas Gerais, a Strada nunca chegou a ser comercializada no mercado brasileiro devido às restrições legais existentes nesse segmento. Na Europa, a picape compacta nacional equipada com motor diesel foi exportada a partir do ano seguinte ao seu lançamento no Brasil.
Por lá, a Strada utilizava o motor 1.9 JTD diesel, que contava com 85 cv de potência e 19,9 kgfm de torque. Após alguns anos de interrupção, a exportação da Strada para a Europa foi retomada em 2012 com um motor turbodiesel diferente, o 1.3 Multijet produzido na Itália.

Esse propulsor entregava maior eficiência e desempenho, principalmente em rotações mais baixas, e em sua última fase chegou a oferecer 95 cv e 20,8 kgfm de torque. Apesar disso, a legislação brasileira impede a comercialização de carros de passeio com motor diesel que não possuam tração e capacidade de carga adequadas, características que a Strada não oferecia. Por isso, a picape equipada com motor diesel produzida em solo nacional nunca foi vendida no Brasil.
Apesar de ser um motor eficiente e econômico, a Fiat Strada diesel produzida em solo nacional fazia 19 km/l e não pôde ser comercializada no mercado brasileiro devido à legislação nacional que impõe vários impeditivos para carros de passeio com esse tipo de motor.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
