Fiat Strada movida a diesel fazia 19 km/l, mas nunca foi comercializada

A Fiat Strada, lançada em 1998 como parte do projeto Palio, é uma picape compacta que passou por reestilizações ao longo dos seus 23 anos de produção. A picape sempre foi equipada com motor a gasolina ou etanol, mas atualmente conta apenas com o motor flex 1.3 Firefly.

Embora tenha tido uma versão diesel produzida na fábrica da marca em Betim, Minas Gerais, a Strada nunca chegou a ser comercializada no mercado brasileiro devido às restrições legais existentes nesse segmento. Na Europa, a picape compacta nacional equipada com motor diesel foi exportada a partir do ano seguinte ao seu lançamento no Brasil.

Por lá, a Strada utilizava o motor 1.9 JTD diesel, que contava com 85 cv de potência e 19,9 kgfm de torque. Após alguns anos de interrupção, a exportação da Strada para a Europa foi retomada em 2012 com um motor turbodiesel diferente, o 1.3 Multijet produzido na Itália.

Fiat Strada movida a diesel fazia 19 km/l, mas nunca foi comercializada
Fonte: MobiAuto.

Esse propulsor entregava maior eficiência e desempenho, principalmente em rotações mais baixas, e em sua última fase chegou a oferecer 95 cv e 20,8 kgfm de torque. Apesar disso, a legislação brasileira impede a comercialização de carros de passeio com motor diesel que não possuam tração e capacidade de carga adequadas, características que a Strada não oferecia. Por isso, a picape equipada com motor diesel produzida em solo nacional nunca foi vendida no Brasil.

Apesar de ser um motor eficiente e econômico, a Fiat Strada diesel produzida em solo nacional fazia 19 km/l e não pôde ser comercializada no mercado brasileiro devido à legislação nacional que impõe vários impeditivos para carros de passeio com esse tipo de motor.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Descubra como financiar um carro pela Caixa e pagar menos em 2025

Comprar um carro é o objetivo de muitos brasileiros, mas o preço à vista nem…

Gabriel Schmoller
Notícias Esqueceu o celular no Uber? O que realmente acontece e quem paga a conta

Perder o celular é sempre um momento de tensão, e quando isso acontece em um…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Ducati Monster V2 2026 promete revolução no visual e na performance

A Ducati está prestes a apresentar uma das atualizações mais esperadas do mundo das duas…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo sedã híbrido da Geely custa menos que muito SUV e é cheio de tecnologia

O mercado automobilístico global está passando por uma transformação intensa, impulsionada por avanços tecnológicos e…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD prepara SUV híbrido compacto que promete surpreender o mercado

A BYD confirmou que o SUV compacto Yuan Pro ganhará, em 2026, versões híbridas plug-in,…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário