Fiat Uno saiu de linha? Entenda o que aconteceu com o carro!
O Fiat Uno saiu de linha? E a resposta é sim, saiu de linha entre 2021 e 2022, deixando ao mercado uma edição especial, que é o Uno Cia. O modelo veio para encerrar o fim dessa lenda, um dos carros mais guerreiros do mercado, com 37 anos de produção, seu legado chegou ao fim.
Guia do Conteúdo
Por que o Uno saiu de linha?
O Uno saiu de linha por dois motivos, norma de emissão de gases e custo. A Proconve L7 é uma lei que já abateu diversos veículos pela sua emissão de gases, e o Fiat Uno um entre os diversos carros que acabaram caindo, todo ano ela sofre algumas mudanças, alterando suas exigências.
Outro fator, é que para a Fiat, não compensava mais atualizar o carro. O preço para o consumidor final e de câmbio ficaria alto, o que não compensaria atualizar. Por mais que o Fiat Uno tenha atingido seus 4,3 milhões de vendas, a Fiat conta com outros carros chefes atualmente.
Alguns exemplos, são o nicho de utilitários, como a Fiat Toro e Fiat Strada, que vendem igual água, outros modelos como o Fiat Mobi, Fiat Argo e o Cronos sempre estão no top rank de carros mais vendidos, por mais que seja um carro icônico e muito querido, o negócio é focar no que dá resultado.

Uno irá voltar algum dia?
Sinceramente acho difícil, o Fiat Mobi, por exemplo, já ocupou o espaço que o Uno tinha deixado, sendo extremamente similar, mesmo com o avanço da eletrificação, é muito difícil de lançarem uma versão eletrificada, ainda mais aqui no mercado brasileiro. Porém, é um carro que fez história e provavelmente deixará saudade para diversas pessoas.
Uno Ciao
O Uno Ciao que é o modelo de despedida, veio com uma forma de dizer adeus a linha, chegou extremamente limitado com apenas 250 unidades que custavam R$ 84.990,00 no seu lançamento. O carro traz uma personalização ao carro, como alguns detalhes da montadora italiana, seguindo o mesmo estilo.
Conheça o Uno Ciao
Acompanhe nossos grupos
O carro trouxe um interior mais simples, sem muitas coisas extravagantes, com uma logo do Uno Ciao, aparelho multimidia digital, e um painel de instrumentos analógico, um pequeno mostrador digital, seus bancos trazem um revestimento em tecido e câmbio automático.
O carro traz bons equipamentos, o necessário para o dia a dia, onde conta com um motor 1.0 aspirado, com 4 cilindros em linha, 8V flex, onde traz uma potência máxima de 75 cv e um torque de 9,9 kgf.m, podendo pegar no máximo os 150 km/h, por mais que seja um carro especial, sua motorização não é.

A sua economia de combustível acaba sendo boa ainda, fazendo 11,6 km/l dentro da cidade e na estreada pode chegar a 13,4 km/l, possuindo ainda uma boa autonomia.
O Uno é um carro que iniciou sua jornada em 1984, lançado quadrado, que inclusive manteve esse estilo por muito tempo, sendo um dos mais famosos, e aos poucos foi se aprimorando e evoluindo, o caiu como uma luva no mercado brasileiro por ser um carro barato e eficiente, algo que o brasileiro gosta.
E você é fã do Fiat Uno? Tem alguma história com o carro? Vale a pena ter um hoje em dia? Compartilhe seu conhecimento e opinião com o público, aproveite também para avaliar a notícia com as estrelas, é algo simples, porém nos ajuda demais.
Conheça o Agora Motor e fique por dentro do que está acontecendo no mundo automobilístico, seja relacionado a lançamentos de carros, motos, reviews, notícias e muito mais. Também contamos com uma Tabela Fipe para você acompanhar e consultar os preços dos veículos.