É o fim dos sedans, segundo o CEO global da Renault!

O CEO global da Renault, Fabrice Cambolive, declarou recentemente que o mercado automotivo está demandando carros mais dinâmicos e inovadores em termos de design de carroceria. E as estatísticas mostram que seus argumentos estão corretos.

Durante sua visita ao Brasil para apresentar o Renault Kardian e a picape conceito Niagara, que irá substituir a Oroch até 2027, Cambolive compartilhou seus planos globais, latino-americanos e brasileiros em uma coletiva de imprensa.

Seguindo a tendência do mercado, o executivo considera que os SUVs compactos e as picapes são os segmentos mais promissores. No plano de investimento global da Renault, que prevê um aporte de 3 bilhões de euros (R$ 15,8 bilhões) fora da Europa, estão planejados o lançamento de oito novos modelos em três novas plataformas. E nenhum desses modelos é um sedã.

Renault logan sedan
Renault Logan é o último cavaleiro dos sedans, dentro da Renault.

O fim da era dos sedãs parece ser uma realidade. A Ford já abandonou oficialmente a produção desse tipo de veículo, e outras marcas também não têm planos para atualizar seus modelos sedãs. Essa tendência também é visível no mercado brasileiro.

Os argumentos de Cambolive são respaldados por dados concretos. Nos últimos 10 anos, os sedãs perderam participação no mercado brasileiro.

Em 2012, os sedãs representavam 23% das vendas totais de veículos, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Isso equivalia a aproximadamente 830 mil carros licenciados.

Uma década depois, a participação dos sedãs caiu para 15%, com cerca de 300 mil veículos emplacados. E nos primeiros nove meses deste ano, essa queda continuou. Os sedãs agora representam apenas 13% das vendas, com aproximadamente 203 mil emplacamentos. É importante ressaltar que o setor automotivo tem apresentado um crescimento de 10% em relação ao ano passado.

O Renault Logan, atualmente em sua última geração, completará 10 anos no mercado este ano. Quando foi lançado, o sedã era uma opção popular entre os consumidores brasileiros.

Foto de um Renault Logan 2023
Foto de um Sedan Renault Logan 2023. Foto: Divulgação.

No entanto, ao longo dos anos, o interesse pelo sedã de três volumes e espaço interno generoso diminuiu significativamente. Em 2021, foram vendidas apenas 3.617 unidades do Logan, uma média de aproximadamente 400 licenciamentos por mês. Enquanto isso, o Duster, que já não é considerado um caso de sucesso, emplacou 17.145 carros.

Dessa forma, não faz mais sentido para a Renault investir na produção de sedãs, que têm uma rentabilidade menor, quando é possível direcionar esforços para a fabricação de SUVs, que possuem um maior valor agregado e demandam basicamente os mesmos recursos.

Portanto, é provável que o Logan não sobreviva por muito tempo. Com as exigências cada vez maiores por equipamentos como controles de tração e estabilidade, esse modelo de sedã mais antigo está fadado a se tornar uma relíquia, como previu o CEO da Renault.

2/5 - (1 votos)

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Fiat Cronos Precision 2026 surpreende: cinco motivos que podem te convencer a comprar

O Fiat Cronos Precision 2026 chega reafirmando o compromisso da marca italiana em oferecer um…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Dolphin 2026 surpreende com item inédito e visual repaginado

O Dolphin 2026 chega com mudanças importantes que mostram a evolução da BYD no segmento…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Honda PCX 2026 chega com novidades, preço atualizado e ficha técnica completa

A nova Honda PCX 2026 chega ao mercado brasileiro mantendo o posto de scooter mais…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Corolla 2026 apresentado cheio de novidades e com versão de até 400 cv

O Toyota Corolla está prestes a entrar em uma nova fase tecnológica e de desempenho….

Gabriel Schmoller
Notícias 5 marcas de carros que o Brasil sente falta e deveriam voltar logo

O Brasil é um dos maiores mercados automotivos do mundo e, mesmo com a chegada…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário