Ford briga com Tesla e faz grandes promessas para os investidores!
A montadora Ford anunciou planos ambiciosos em evento voltado para acionistas nesta segunda-feira, visando aumentar o crescimento em seus três principais segmentos de negócios: combustão interna, elétrico e comercial. A CEO da empresa, Jim Farley, prometeu mudanças significativas na forma como a Ford conduz seus negócios, cortando custos e melhorando a qualidade para reduzir as reclamações de garantia. Além disso, destacou o aumento dos gastos com marketing dos veículos ICE (motores de combustão interna) com o objetivo de usar os lucros para desenvolver veículos elétricos.
As mudanças na estratégia ocorrem após resultados mistos no primeiro trimestre, onde a divisão de veículos elétricos da Ford, o Ford Model e, apresentou perdas de cerca de $60.000 por veículo vendido, enquanto as divisões de combustão interna e comercial geraram lucro. Com isso, uma das estratégias da Ford será focar em software e melhorar sua linha de produtos para aumentar a rentabilidade.
Em busca de oferecer “experiências personalizadas” aos clientes, a Ford não deseja mais oferecer todos os tipos de veículos, podendo sair de segmentos menos rentáveis ou abandonar estilos de carroceria que não são mais populares. Além disso, a empresa está considerando reduzir o número de peças em seus carros ICE como uma forma adicional de corte de custos.

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Mudanças nas Concessionárias
O CEO da Ford comunicou que a empresa passará a utilizar preços não negociáveis, modelo similar ao utilizado pela Tesla. Espera-se que as concessionárias da Ford tenham estoques menores e as vendas ocorram principalmente online, evitando margens de lucro exorbitantes que afetam alguns dos modelos mais populares da Ford.
A venda de veículos ICE continua sendo crucial para o sucesso a longo prazo da Ford, uma vez que os carros movidos a combustíveis fósseis ainda financiam o plano de lançamento de EVs de $50 bilhões da empresa. A boa notícia financeira para o Ford Model e é que novas plantas de produção de EVs requerem 30% menos custos de mão-de-obra do que as plantas ICE.
Além disso, a Ford anunciou durante o evento que assinou contratos com cinco novos fornecedores de lítio dos Estados Unidos, Canadá e Chile. Com isso, os EVs da Ford se qualificarão para créditos fiscais para EVs administrados pela administração Biden, colocando a montadora à frente das demais no mercado.
Apesar dos planos ambiciosos, ainda não se sabe se isso será suficiente para convencer os acionistas céticos sobre a estratégia EV da empresa. O preço das ações da Ford subiu menos de 1% nas negociações pré-mercado. “Não estou aqui para dizer que estamos subvalorizados”, disse Farley. “Você toma sua própria decisão”.
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