Ford Focus saiu de linha? No Brasil, mas ainda é produzido na Alemanha!
O Ford Focus que aqui no Brasil é um carro premium, atualmente não está mais a venda, o Focus saiu de linha em 2019 após a fábrica na argentina ter sido fechada, porém, segue sendo produzido na Alemanha, mas com os seus dias contados.
Já foi anunciado que, por mais que o tenha sido tirado de linha em outros países, ele se manterá até 2025, onde a fábrica de Saarlouis, Alemanha tenha sua fabricação interrompida, e a princípio o carro não irá deixar nenhum substituto. O chefe da Ford europeia diz que estão buscando outras opções de modelos para ser feito naquela montadora.
Tudo indica que como já sabemos, seu foco atualmente está na eletrificação dos veículos, onde estão parando a produção de vários veículos, como o Fiesta, por exemplo, para se manter com o foco nisso, é uma atitude que pode ser arriscada, quando pensada globalmente, já que não são todos os lugares que possuem suporte para elétricos.
Guia do Conteúdo
Por que o Focus saiu de linha?

Alguns fatores vieram contribuir para que o carro viesse sair de linha, aqui no Brasil os modelos hatch e sedan se despediram em 2019, com o fechamento da fábrica da Argentina, poucas vendas, acabaram apenas contribuindo para o seu final de carreira na região. Segundo muitos apreciadores da Ford, cada dia que passa, é uma nova escolha errada.
Diversos carros da montadora estão morrendo, como o Focus que não vale mais a pena passar por um re-estilização ou nova geração, ainda mais que uma das maiores reclamações sobre o carro é o seu câmbio, porém outro fator que está contribuindo para o seu fim e de outros veículos é as SUVs.
Atualmente o mercado de SUVs está destruindo os sedans e hatchs, já que são veículos por um preço próximo, trazendo muito conforto, tecnologia e um bom desempenho, o que está deixando esse nicho cada vez mais para trás, sua tendência é a cada ano que passar ir diminuindo e se tronar cada vez mais nichado e caro…
Focus pode voltar algum dia?
Atualmente se você quiser o Focus mais recente do mercado é possível. Porém, apenas através de importação, o que consequentemente deixará o carro muto mais caro devido aos impostos, por mais que ainda seja produzido, é difícil ver um futuro, já que a Ford não possui mais fábricas no Brasil, e na argentina está com outro foco.
Seu futuro ainda é muito incerto, é difícil dizer se a Ford irá arriscar em um modelo eletrificado, com o Golf, por exemplo, porém isso é algo que apenas o tempo nos dirá.
Focus no Brasil
O Focus aqui no Brasil, no seu último modelo de 2019, a versão mais procurada e melhor avaliada que é a Titanium Plus, trazia um motor 2.0 automático, onde possui 4 cilindros em linha com 16 válvulas, onde traz uma taxa de compressão de 12:1, sendo naturalmente aspirado, com injeção direta, desenvolvendo uma potência de 178 cv (A) 175 cv (G) e um torque de 22,5 kgf.m (A) 21,5 kgf.m (G), podendo atingir mais de 200 km/h.
O carro também traz uma média de consumo equilibrada, fazendo dentro da cidade 6,7 km/l (A) 9,7 km/l (G) e na estrada pode fazer até 9,2 km/l (A) 13 km/l (G). Com um tanque de 55 litros, sua autonomia pode ficar entre 369 km a 715 km de distância.
Pelo fato de ser um carro premium, ele traz uma robusta lista de equipamentos de série, como: Freio ABS, airbags, alarme antifurto, controle de tração, alerta de colisão, chamada de emergência, controle de estabilidade, ar-condicionado de duas zonas, controle de cruzeiro, teto solar, dentre diversos outros equipamentos.
A FIPE do carro atualmente está na faixa dos 85 mil reais, você pode também conferir a Tabela Fipe do Focus aqui, consultado cada versão, de todos os anos disponíveis.
E você gosta do Ford Focus? Vale a pena ter um hoje em dia? Tem algumas histórias ou experiência com o carro? Compartilhe nos comentários e aproveite também para avaliar a notícia com as estrelas, é algo simples, porém nos ajuda demais.
Conheça o Agora Motor e fique por dentro do que está acontecendo no mundo automobilístico, seja relacionado a lançamentos de carros, motos, reviews, notícias e muito mais. Também contamos com uma Tabela Fipe para você acompanhar e consultar os preços dos veículos.
