Ford GT70 é primo de uma lenda, competiu em ralis nos anos 1970 e foi completamente esquecido
A Ford GT70, um carro de corrida pouco conhecido do público, foi criado na década de 70 como uma tentativa da Ford de competir no rali com um carro icônico. O GT70 foi desenvolvido pela equipe da Ford no Reino Unido para a competição de rali chamada FIA International Championship for Manufacturers (IMC). A equipe de desenvolvimento, liderada por Roger Clark e Stuart Turner, queria criar um carro tão lendário quanto o GT40 para as corridas de resistência.

O chassis do GT70 foi construído com aço personalizado, projetado para oferecer um bom equilíbrio entre peso e rigidez. A suspensão foi retirada dos modelos Taunus e Cortina, enquanto os freios vieram do Mark IV Zephyr. O motor era um V6 Cologne 2.6 litros compartilhado com o Mustang RS2600.
Embora tenha sido desenvolvido para o rali, a Ford planejava produzir pelo menos 500 exemplos legais nas ruas para obter a homologação da IMC. No entanto, problemas de confiabilidade afetaram as apresentações do GT70 na pista.
Apenas seis GT70 foram construídos pela Advanced Vehicles Operations da Ford Europe em Essex, Inglaterra. Somente dois protótipos sobreviveram até hoje: o modelo exposto em Bruxelas e a versão de rali entregue à Ford France em 1972. O segundo passou por uma restauração completa em 2002, recebendo um motor Cosworth BDA de 2 litros e uma caixa de câmbio Hewland, além de ser apresentado com o GT40 e o moderno GT no YouTube pelo Carfection.
O projeto GT70 permanece como um dos mais interessantes da Ford Europe. Se tivesse sido desenvolvido antes, poderia ter se tornado uma lenda do rali e um ícone legal das ruas com sua carroceria feita inteiramente em fibra de vidro e design simples do cockpit. Infelizmente, acabou sendo cancelado por causa de demandas internas da empresa e pelo sucesso do Escort rally car.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
