Ford Ka saiu de linha? Confira o que aconteceu com o modelo!
Após 23 anos o icônico Ford Ka saiu de linha, um carro que fez muita história, especialmente pelo seu design único. O carro por diversas mudanças e upgrades ao longo da sua história, até que finalmente chegou o seu fim, por um motivo bastante simples, confira o que fez o Ford Ka sair de linha!
Guia do Conteúdo
Por que o Ford Ka saiu de linha?
Sendo bastante direto sobre seu motivo, o que levou o carro ser descontinuado aqui no Brasil foi o fechamento das fábricas da Ford aqui no Brasil, porém até o momento segue com a produção em outros países, o fechamento das fábricas ajudou a impactar outros modelos também, como o EcoSport que já estava com a sua plataforma desatualizada.
O carro também passou por diversas mudanças e evoluções desde 1994. No seu lançamento ele era o Ford La sapinho, visual bastante europeu, clean e com um farol totalmente diferenciado. Em 2001 tivemos o Ford Ka esportivo, onde ele ganhou um motor 1.6 de 95 cv e rodas de 14 polegadas.

O carro foi sendo polido até chegar em 2005, onde começou a compartilhar características com o Ford Fiesta. Até 2010 o carro se manteve com uma aparência bastante parecida, porém a partir de 2011 o carro sofreu um facelift mais robusto, onde ganhou um aspecto mais esportivo e moderno.
Já em 2012 ele retorna com um visual parecido com o Ford Fiesta, onde possui alguns traços parecidos. Em 2014 ele recebe sua versão sedan, onde traz mias espaço, tecnologia e conforto, porém com um motor mais fraco 1.0 e também com outro modelo com 1.5 litros. Em 2017 o carro teve um marco histórico, com 1 milhão de unidade vendidas e em 2019 o carro recebeu um grande upgrade, trazendo muita tecnologia e conforto na versão sedan premium.
E finalmente em 2021, o carro acabou sendo descontinuado no Brasil com o fechamento das fábricas, porém nunca se sabe qual será o destino final do carro, o Ford Fiesta acabou de ser descontinuado globalmente, o destino do Ka pode ser parecido, a não ser ganhe uma versão eletrificada no futuro.
Atualmente a grande preocupação dos donos aqui no Brasil, é em relação as suas peças, a sorte que ele é um carro muito vendido, o que aumenta as chances de encontrar peças e etc. porém é difícil de dizer como será o seu futuro, pois por mais que tenha peças, a demora pode ser alta, porém a tendência é que seus componentes continuem sendo fabricados.
No seu último modelo em 2021, o Ford Ka contava com 7 versões, que variam entre motor 1.0 a 1.5, trazendo diferença no tipo de câmbio e também na lista de equipamentos de série do carro, com o motor 1.0 o carro entrega uma potência máxima de 85 cv e 10,7 de torque, já com o 1.5 ela sobe para 136 cv e 16,1 kgf.m de torque.
O carro também conta com uma média de consumo, cegando a 13,4 km/l dentro da cidade e 15,5 km/l na estrada, já com o motor 1.5 ela vai para 10,7 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada, sendo muito econômico. E o seu preço sugerido se iniciava nos 50 mil, indo até os 70 mil, porém seu valor pode variar com as regiões do país.

E o que você achado do Ford Ka? Tem alguma história com o carro? Vale a pena ter um hoje em dia? Compartilhe seu conhecimento e opinião com o público, aproveite também para avaliar a notícia com as estrelas, é algo simples, porém nos ajuda demais.
Conheça o Agora Motor e fique por dentro do que está acontecendo no mundo automobilístico, seja relacionado a lançamentos de carros, motos, reviews, notícias e muito mais. Também contamos com uma Tabela Fipe para você acompanhar e consultar os preços dos veículos.