Franceses amam a Peugeot, mas preferem carros alemães
Um estudo recente realizado pela Stellantis revelou que a Peugeot ainda é a marca de carros mais popular entre os franceses em 2022. Mesmo assim, as próximas quatro posições são ocupadas por marcas alemãs: Mercedes, Audi, Volkswagen e BMW.
Mas por que os franceses optam por essas marcas estrangeiras em vez das marcas nacionais? A YouGov, empresa de pesquisa de mercado, publicou os resultados de seu estudo anual de 2022, onde uma “amostra representativa” avaliou as marcas com base em fatores específicos, como impressão geral, qualidade, valor pelo dinheiro, reputação/marca empregadora, satisfação e recomendação.
De acordo com o estudo, a Peugeot permanece no topo na França pelo quinto ano consecutivo. Os resultados surpreendentes mostram que, enquanto muitos esperavam que as marcas francesas Citroen e Renault seguissem a Peugeot, elas foram classificadas em sexto e oitavo lugares, respectivamente. Os franceses preferem fabricantes de automóveis alemães, com Mercedes-Benz, Audi, Volkswagen e BMW ocupando as posições 2 a 5. Toyota ficou em sétimo lugar, seguida pela Ferrari em nono lugar e Ford em décimo.

Outras marcas não-francesas que chegaram ao top 10 incluem Dacia, Kia, Hyundai, Cupra e Skoda, todas mostrando melhorias, mas não chegaram aos primeiros lugares. Confira abaixo a classificação completa e as respectivas pontuações:
Guia do Conteúdo
Classificação das marcas de carros mais populares na França em 2022:
- Peugeot – 29,2
- Mercedes-Benz – 24,2
- Audi – 23,1
- Volkswagen – 22,4
- BMW – 22,3
- Citroen – 19,3
- Toyota – 18
- Renault – 17
- Ferrari – 13
- Ford – 12
A reputação da Peugeot não é baseada apenas em um estudo. A empresa de pesquisa de mercado IFOP (Institut français d’opinion publique) também classificou a Peugeot como a primeira entre as “Empresas Mais Admiradas” da França no setor automotivo. Além disso, a popularidade da Peugeot se reflete nas vendas de seus carros, com o supermini Peugeot 208 sendo o carro mais vendido na França nos últimos dois anos, apesar de estar prestes a receber atualizações para o ciclo médio de vida do modelo.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!