O que é Freio ABS? Saiba como funciona e suas vantagens
O Freio ABS é um sistema de segurança muito importante para a frenagem do veículo. Veja vantagens, custos etc.!!
Desde janeiro de 2014, o Freio ABS tornou-se um item de segurança obrigatório junto com o Airbag em veículos fabricados e vendidos no Brasil.
Guia do Conteúdo
História
O Freio ABS foi criado em 1978 pelas empresas Daimler e Bosch, porém começou ser equipado apenas em 1984 nos veículos da Mercedes-Benz. E chegou pela primeira vez no Brasil em 1991 no Volkswagen Santana.

Então confira o que é o famoso Freio ABS e suas funcionalidades.
O que é o Freio ABS?
É um sistema eletrônico que atua junto ao freio do veículo impedindo que durante a frenagem cause o travamento das rodas, evitando que o veículo “cante pneu” e não deslize ou perca o controle.
O Freio ABS pode ser identificado no painel do veículo com sigla ABS e no momento que o veículo é ligado, ABS irá acender em amarelo e logo depois apagar, indicando que ele está funcionando.

O que significa a luz do ABS acesa?
Caso a luz permaneça acesa, ela está indicando que o sistema do ABS está com algum problema, é recomendado procurar uma oficina quanto antes.
Significado da Sigla
Sistema antitravamento ou Anti-lock Braking System (ABS) do inglês.
Como funciona?
O sistema do ABS monitora a velocidade dos pneus com sensores e durante a frenagem e ele analisa se poderá causar o travamento da roda, seu sistema é independente em cada pneu, pois na frenagem pode travar apenas uma roda ou todas elas.
O freio aplica pressão e alivia repetidas vezes no disco ou tambor em poucos segundos, como se ficasse pisando e soltando o pedal do freio, tudo isso de forma muito rápida, para evitar que o pneu deslize.
Trepidação no pedal, é normal?
Não se assuste, durante seu funcionamento, quanto mais rápido a velocidade e maior for a pressão no pedal do freio, ele vai causar um barulho alto vindo do freio e uma vibração forte no pedal, caso isso não aconteça é porque o ABS não precisou ser ativado.
Caso aconteça de o pedal trepidar em frenagens leves ou fazer muito barulho em relação a frenagem normal, é bom procurar um mecânico para verificar se o freio está funcionando corretamente.
A trepidação também pode estar relacionada ao alinhamento do veículo também.
Prós e Contras
Veja a seguir as principais vantagens e desvantagens desse importante sistema antitravamento.

Vantagens
- Sem dúvida, sua maior vantagem é o fator segurança. Além dele ter uma distância e tempo menor de frenagem até mesmo em solo irregular, com areia, água etc. Ele permite fazer curvas ou desvios de maneira mais precisa e segura.
- Um bom exemplo é durante uma fechada ou algum pedestre atravessar a rua de repente, podendo salvar uma vida ou evitar de ter algum prejuízo financeiro.
- Geralmente os acidentes mais comuns na cidade acontecem porque a distância da frenagem não é suficiente, pois é preciso contar a distância que o veículo derrapa ou perde o controle também. Mesmo com o ABS, pode ser que o acidente aconteça, porém os estragos tendem a ser bem menores, ou pode acabar não acontecendo.
Desvantagens
Sua maior desvantagem pode ser em relação ao seu custo de manutenção elevado, comparado ao freio normal. Tem também o custo de aquisição maior no veículo que tem esse sistema, mas no caso de veículos novos, a muitos anos eles já são itens obrigatórios, então não tem mais como comprar um carro 0km sem ter o freio ABS.
Diferença entre freio ABS e freio convencional
A grande diferença é que o freio ABS possui um sistema eletrônico por trás, que monitora a velocidade das rodas e evita que elas travem durante a frenagem, pressionando e aliviando o freio.
Já o freio convencional apenas pinça a roda e acaba travando.
Manutenção do freio ABS
A manutenção do freio ABS deve ser feita com uma frequência maior em relação ao freio normal, pois suas unidades hidráulicas tendem a entupir com mais facilidade.
É indicado fazer a manutenção a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada 12 meses.

Problemas comuns
Desgaste do disco e pastilha
Infelizmente é inevitável seu desgaste, conforme sua utilização no dia a dia e em frenagens mais bruscas vão deteriorando o a pastilha de freio e do disco.
Caso o freio comece a fazer muito barulho, é bom dar uma olhada na pastilha de freio e no disco, às vezes ela pode estar desgastada, caso esse seja o caso, basta trocar os componentes.
O que é freio CBS?
O freio CBS é similar ao ABS, porém é para motos. É indicado para pilotos que estão aprendendo pilotar ainda, pois o ABS é necessário saber dosar a força no freio e a utilização do freio da frente e traseiro corretamente. Com o CBS a frenagem é distribuída entre o freio da frente e de trás.
O que significa CBS?
Combined Brake System do Inglês ou Sistema Combinado de Frenagem.
E aí, gostou do conteúdo? Se sim, deixe sua avaliação, opinião etc. Confira mais conteúdos e notícias em nosso site Agora Motor.
Perguntas Frequentes
O que acontece quando o ABS funciona?
Durante uma frenagem brusca, os sensores das rodas verificam sua velocidade e quando é necessário a ativação do ABS, ele começa a pinçar a roda causando uma trepidação no pedal, ele fica pressionando e aliviando o freio muito rápido, assim evita que a roda trave.
Quanto tempo dura o freio ABS?
A vida útil do cilindro é de aproximadamente 100 mil quilômetros, porém é indicado a fazer a manutenção a cada 10 mil quilômetros ou anualmente, realizando a troca de fluído de freio.
Existe freio ABS para moto?
Existe, em 2016 o freio ABS e CBS se tornaram obrigatórios para motos fabricadas ou importadas no Brasil, motos com 300cc ou mais o ABS é obrigatório e em motos de menor cilindrada os CBS é obrigatório.
Dá para colocar freio ABS em carros mais antigos?
Dependendo do modelo é possível e o valor varia muito entorno de R$3.000 ou até mais dependendo do caso.
