Freios magnéticos: entenda a nova tecnologia apresentada pela Kawasaki para reduzir riscos na pilotagem
A fabricante japonesa de motocicletas, Kawasaki, anunciou recentemente ter registrado uma patente para um novo tipo de freio eletrônico que tem como objetivo reduzir o risco de quedas em baixa velocidade. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado na roda com a corrente de transmissão da moto e utiliza uma espécie de embreagem magnética que pode ser acionada eletronicamente, aplicando uma carga na corrente durante a desaceleração.
O novo sistema da Kawasaki soluciona o problema em que o freio dianteiro é solto e as molas do garfo tentam voltar à posição normal, reduzindo a pressão no pneu dianteiro e diminuindo a aderência do mesmo. Para solucionar esse problema, o novo sistema aplica uma carga na corrente da moto durante a desaceleração, mesmo após soltarmos o manete do freio dianteiro. Dessa forma, a máquina ainda estará aplicando alguma força na suspensão dianteira, reduzindo a ação de ressalto do garfo.
De acordo com a Kawasaki, essa nova tecnologia ainda está numa etapa inicial de desenvolvimento. A empresa está considerando usar essa tecnologia em suas motos esportivas na pista e também nas suas motocicletas de turismo e esportivas de estrada. Com o aumento da utilização do controle de cruzeiro assistido por radar em motos de alta cilindrada, os fabricantes estão sempre à procura de novas maneiras de controlar a velocidade de uma moto sem depender somente do sistema de frenagem.

O novo freio magnético da Kawasaki é uma tecnologia inovadora que tem como objetivo aumentar a segurança dos motociclistas e reduzir o risco de acidentes. Essa nova tecnologia pode ser um grande avanço para as motocicletas em geral e estamos ansiosos para ver quais serão os próximos passos da fabricante japonesa nessa área.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
