A frenagem de emergência automatizada pode ser exigida até 2028

O Departamento Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos Estados Unidos está propondo uma nova regra que exige que todos os novos veículos de passageiros tenham tecnologia de frenagem automática de emergência (AEB) até o final da década. A grande maioria dos carros já possui esse recurso como parte de seus pacotes de assistência ao motorista ADAS, mas a nova regra exigirá que todos os modelos incluam a tecnologia. As regras atuais não requerem que os carros freiem para ciclistas e veículos comerciais, que não estão incluídos nas novas regras.

A adoção da tecnologia AEB tem sido promovida desde 2016 pelas montadoras, que lançaram uma série de promessas voluntárias e regras obrigatórias nos EUA e na Europa. Grandes fabricantes de automóveis já possuem AEB em mais de 90% dos carros vendidos.

A frenagem automática ocorre quando um sensor no carro detecta um objeto ou pessoa à frente e determina que uma colisão é iminente. O carro automaticamente freia, evitando possíveis acidentes.

A nova proposta da NHTSA exigirá que os veículos também detectem pedestres além de outros veículos. Atualmente, nem todos os sistemas AEB são capazes de identificar pedestres, mas a nova regra ajudará nesse sentido. Além disso, o órgão está conduzindo pesquisas para avaliar como bem os sistemas AEB podem responder a bicicletas e motocicletas.

A frenagem de emergência automatizada pode ser exigida até 2028
A frenagem de emergência automatizada pode ser exigida até 2028

Embora a nova regra não entrasse em vigor imediatamente, caso seja aprovada, a NHTSA permitiria um período de tempo para as montadoras se prepararem. A partir do momento em que entrar em vigor, os fabricantes teriam pelo menos quatro anos para atender aos requisitos de adicionar tecnologia AEB a cada novo veículo.

A nova proposta é apoiada pelos defensores da segurança viária. O presidente do Conselho Nacional de Segurança no Transporte afirmou em um comunicado que exigir a tecnologia AEB seria um grande passo à frente em termos de segurança rodoviária, mas que o prazo é muito distante e que ciclistas e usuários comerciais da estrada também precisam ser incluídos.

Muitos carros já possuem sistemas automatizados de frenagem de emergência, embora nem todos tenham a capacidade de detectar pedestres ou ciclistas. A General Motors divulgou um comunicado informando que pelo menos 95% dos veículos vendidos pela empresa, incluindo todos os modelos elétricos lançados a partir de 2023, já possuem tecnologia padrão AEB. Da mesma forma, uma porta-voz da Ford divulgou em seu Twitter que mais de 96% dos seus automóveis, caminhões e SUVs já possuem detecção de pedestres com sistema AEB.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Marca chinesa desenvolve motor a combustão antes impensável

No maior mercado do mundo para veículos 100% elétricos seria natural concluir que motores a…

Fernando Calmon
Notícias Promoção do VW Virtus Highline surpreende com taxa zero e bônus alto

A Volkswagen está encerrando outubro com uma campanha agressiva para o Virtus Highline, um dos…

Gabriel Schmoller
Notícias Omoda 7 2026 chega para desafiar Haval H6 e BYD Song Plus

A Omoda apresentou oficialmente o aguardado Omoda 7 2026, um SUV médio híbrido plug-in que…

Gabriel Schmoller
Notícias Porsche anuncia fim do Macan a combustão e foca no elétrico

A Porsche segue em uma transformação global, acelerando a eletrificação de sua linha e gradualmente…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova BMW F 450 GS 2026 promete revolucionar o mercado de trails

A BMW F 450 GS 2026 está prestes a chegar ao público mundial, consolidando a…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário