A Picape Que Divide Opiniões: Vale a Pena Investir Mais de R$ 300 Mil na Nissan Frontier PRO-4X?
A Nissan Frontier PRO-4X chegou para brigar de frente com as gigantes do segmento de picapes médias. Com preço beirando os R$ 315 mil, ela promete um pacote completo de tecnologia, robustez e desempenho fora de estrada. Mas será que ela realmente entrega tudo o que promete ou já começa a mostrar sinais de cansaço diante da concorrência renovada?
Se você está de olho em uma picape topo de linha, este texto vai te guiar por tudo que a Frontier PRO-4X tem — e também pelo que ainda falta. Vamos destrinchar o que torna essa caminhonete desejável e quais pontos podem fazer você repensar a compra.

Guia do Conteúdo
Construída Para Aguentar o Tranco
A Frontier PRO-4X é o modelo mais completo da linha, com motorização diesel 2.3 biturbo, câmbio automático de sete marchas e tração 4×4 com reduzida. Com esse conjunto, ela não apenas encara trilhas e terrenos difíceis com firmeza, mas também se sai bem no dia a dia, seja no campo ou na cidade.
Além disso, sua suspensão traseira Multilink é um dos grandes diferenciais. Enquanto muitas rivais ainda usam eixo rígido com feixe de molas, a Frontier aposta em um sistema mais sofisticado, que proporciona maior conforto, mesmo em terrenos irregulares. A ideia aqui é entregar uma dirigibilidade mais parecida com a de um SUV do que com a de uma caminhonete tradicional.
Motivos Para Você Considerar a Compra
1. Pacote Completo de Segurança
A Frontier PRO-4X traz um conjunto respeitável de equipamentos de segurança. Entre eles: alerta de colisão com frenagem autônoma, alerta de tráfego cruzado traseiro, aviso de ponto cego com atuação no freio, seis airbags, controle de estabilidade e farol alto automático. Fica apenas devendo o piloto automático adaptativo, cada vez mais comum nas concorrentes.
2. Estilo e Presença
Com um visual imponente, a PRO-4X se diferencia com detalhes exclusivos: rodas pretas aro 17 com pneus de uso misto, ganchos de reboque com acabamento vermelho, grade frontal robusta e faróis em LED com assinatura própria. Mesmo dois anos após a reestilização, seu estilo ainda chama atenção.
3. Interior Confortável
Os bancos “zero gravity”, com couro e ajustes elétricos, são um destaque. Eles realmente fazem diferença em viagens longas. A central multimídia de 8 polegadas, com câmera 360° e conexão para Android Auto e Apple CarPlay, cumpre bem o papel. Faltam, porém, ajustes de profundidade na coluna de direção e um layout de painel mais moderno.
4. Garantia Imbatível
Se tem algo que a Nissan leva a sério é tranquilidade para o cliente. São 6 anos de garantia — a maior entre as picapes vendidas no Brasil atualmente. É um atrativo e tanto para quem pensa em manter o veículo por bastante tempo.
5. Consumo Dentro da Média
Com 9,1 km/l na cidade e 11 km/l na estrada, os números são coerentes com o porte do carro e sua proposta. Não é líder em economia, mas está longe de ser um bebedor.

Mas Nem Tudo É Perfeito
Apesar do conjunto honesto, a Frontier PRO-4X já começa a mostrar que sente o peso da idade frente às concorrentes que receberam atualizações mais profundas — como a Ford Ranger, que passou por uma revolução na plataforma e equipamentos.
1. Projeto Antigo
Lançada originalmente em 2016, a Frontier recebeu apenas uma reestilização em 2022. Isso significa que, por trás da aparência renovada, há um projeto que já passou dos 8 anos de estrada. Isso impacta diretamente na tecnologia embarcada, ergonomia e até na percepção de modernidade.
2. Central Multimídia Simples
Embora funcional, a central multimídia com tela de 8” poderia ser mais moderna, com interface mais fluida e conectividade sem fio — algo que muitos rivais já oferecem. Para um modelo topo de linha, isso acaba sendo um pequeno retrocesso.
3. Caçamba Menor Que Rivais
Apesar de prática e com tampa de novo desenho, a caçamba da PRO-4X tem 1.043 litros, ficando atrás da Ranger e da S10. A diferença pode não ser crítica, mas para quem usa o carro para trabalho pesado, é bom ficar atento.
4. Falta de Piloto Automático Adaptativo
Sim, ele faz falta. Principalmente quando você compara com rivais mais novas que já oferecem esse recurso de série. Numa viagem longa, esse item pode fazer toda a diferença em termos de conforto e segurança.
5. Valor Alto Frente à Concorrência
Mesmo trazendo bons equipamentos, o valor de R$ 315 mil é alto — principalmente quando olhamos concorrentes diretas com atualizações mais profundas e propostas mais modernas, como a nova Ranger ou a Chevrolet S10 2025. Com um pouco menos, é possível levar versões intermediárias bem completas desses modelos.
Manutenção e Custo de Propriedade
As cinco primeiras revisões somam cerca de R$ 8.200, o que a coloca na média da categoria. O seguro gira em torno de R$ 7.000 e o IPVA ultrapassa os R$ 12 mil — valores altos, mas esperados para um veículo dessa categoria.
No uso diário, a Frontier PRO-4X mostra robustez e baixa incidência de problemas. A reputação da marca também contribui para a boa aceitação no mercado de usados. É uma picape que desvaloriza menos do que muitas concorrentes.
Comparando Com as Rivais
| Modelo | Potência | Tração | Teto Solar | Caçamba (L) | Garantia |
|---|---|---|---|---|---|
| Frontier PRO-4X | 190 cv | 4×4 | Sim | 1.043 L | 6 anos |
| Hilux SRV | 204 cv | 4×4 | Não | 1.000 L (média) | 5 anos |
| Ranger XLT | 210 cv | 4×4 | Opcional | 1.250 L | 5 anos |
| S10 LTZ | 207 cv | 4×4 | Sim | 1.061 L | 3 anos |
*Nota: Dados ilustrativos com base em versões intermediárias e topo de linha.
Vale a Pena?
A Nissan Frontier PRO-4X 2025 é, sim, uma picape muito competente. É robusta, bonita, confortável e segura. Oferece um dos melhores pacotes de garantia do mercado, além de uma suspensão traseira que privilegia o conforto — algo raro nesse segmento.

No entanto, se você busca o que há de mais moderno em tecnologia, conectividade e performance, talvez ela não seja a primeira opção. O projeto já mostra sinais de cansaço, especialmente quando comparado com as plataformas mais recentes da Ford Ranger e da S10 2025.
Descubra os Segredos Ocultos do Ford F-100
Se o que você procura é uma picape forte, confiável e com boa revenda, a PRO-4X não vai decepcionar. Mas se você quer o máximo de inovação, talvez valha esperar a próxima geração.
