Frota brasileira tem idade média de 2 dígitos, e só é melhor que a registrada em 1994!

Se você é um amante de carros, provavelmente já se perguntou por que a frota brasileira parece tão velha. E a resposta é simples: a idade média dos veículos em circulação no país é de apenas dois dígitos. Isso mesmo, estamos falando de uma média inferior a 10 anos.

Mas o que isso significa para o trânsito e o meio ambiente? E por que estamos tão atrás de outros países que já renovaram suas frotas há anos?

Neste artigo, vamos explorar essas questões e entender melhor a situação da frota brasileira. Prepare-se para se surpreender!

Frota brasileira: saiba tudo sobre!

A idade média da frota brasileira é de 10 anos e 9 meses, perdendo por mês para o ano de 1994, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Isso significa que os carros velhos estão sendo usados por mais tempo em comparação com a reposição do mercado com veículos novos.

Frota brasileira tem idade média de 2 dígitos, e só é melhor que a registrada em 1994!
Um fusca antigo ainda funcionando – Fonte/Reprodução: original.

A situação preocupa especialistas, já que carros mais antigos são mais poluentes e oferecem mais riscos de acidentes.

Por que a idade média da frota brasileira é tão alta?

Os altos custos de carros novos e seminovos, juros nas alturas, estagnação dos salários e queda do poder de compra são alguns dos fatores que contribuem para a idade média da frota brasileira ser tão alta. Além disso, muitos brasileiros optam por manter seus carros por mais tempo, fazendo apenas as manutenções necessárias para mantê-los em funcionamento.

Quais são as consequências da frota brasileira ter uma idade média tão alta?

Carros mais antigos são mais poluentes e oferecem mais riscos de acidentes. Além disso, eles tendem a consumir mais combustível e a ter mais problemas mecânicos, o que pode gerar gastos extras para os proprietários.

Quais são as consequências da frota brasileira ter uma idade média tão alta?
Trânsito com carros antigos no meio dos novos – Fonte/Reprodução: original.

A idade média alta da frota brasileira também pode afetar a economia do país, já que a indústria automobilística é responsável por uma parcela significativa do PIB.

O que o governo pode fazer para renovar a frota brasileira?

O governo federal acena com a possibilidade de estender o programa Renovar, de caminhões com mais de 30 anos, para automóveis como forma de recompor a frota e retirar das ruas carros mais poluidores em troca de veículos novos. Contudo, a meta seria começar trocando a maioria dos carros com mais de 20 anos de circulação.

Como está o mercado de automóveis no Brasil?

Apesar de existirem 16 marcas com fabricação de quase 2,2 milhões de unidades, o mercado de automóveis no Brasil enfrenta uma ociosidade de 40%. A Volvo, por exemplo, irá suspender a produção em abril por uma semana, acompanhando Mercedes e VWCO. A situação não é boa de modo geral e preocupa os especialistas.

Qual é a participação dos carros seminovos na frota brasileira?

De 2010 a 2011, 2,6 milhões de carros foram acrescentados à frota brasileira. No entanto, só os seminovos caíram de 29% da frota para 12% em 2021. Carros até 10 anos subiram de 35% para 37%, enquanto a participação dos carros com mais de 20 anos subiu de 32,6% para 45,2%.

O que é o programa Renovar?

O programa Renovar é uma iniciativa do governo federal que visa retirar das ruas caminhões com mais de 30 anos de circulação em troca de veículos novos.

Frota brasileira está ficando cada vez mais velha: interior de veículo antigo em mau estado de conservação
Interior de um caminhão velho – Fonte/Reprodução: original.

A ideia é estender o programa para automóveis como forma de recompor a frota e retirar das ruas carros mais poluidores em troca de veículos novos.

Quantos veículos circulam no Brasil?

Atualmente, circulam no Brasil 46,9 milhões de veículos, sendo 38,3 milhões automóveis e comerciais leves.

Qual é a meta do programa Renovar Auto?

A meta do programa Renovar Auto seria começar trocando a maioria dos carros com mais de 20 anos de circulação, o que representa cerca de 5,8% da frota brasileira.

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Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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