GAC Aion Y chega ao Brasil: será que vale a pena mesmo?

O mercado de elétricos familiares no Brasil está mudando rapidamente, e o GAC Aion Y surge como uma alternativa que chama atenção pelo design, autonomia e pacote tecnológico. Mas será que ele realmente vale o investimento?

O Aion Y entrega um visual que mistura elementos de SUV e minivan, fugindo do tradicional. A dianteira imponente tem faróis conhecidos como “asas de anjo”, combinados a um capô curto e para-brisa inclinado, transmitindo robustez e personalidade. A lateral apresenta rodas de 18 polegadas, caixas de roda marcantes e vidros amplos, enquanto a traseira mantém linhas discretas, lanternas interligadas e desenho limpo.

Interior espaçoso

O interior impressiona pelo aproveitamento do espaço e claridade proporcionada pelo teto solar panorâmico.

O quadro de instrumentos digital é simples, porém de fácil leitura, enquanto a central multimídia funciona de forma intuitiva, ainda que com limitações: Android Auto requer app específico e o Apple CarPlay só funciona por cabo, algo que poderia ser corrigido por atualização de software.

O acabamento também merece elogios, com bancos em couro sintético e detalhes em verde claro que reforçam a conexão com o visual externo. A posição de dirigir é confortável, ligeiramente elevada, adequada para o tipo de veículo, mas ajustes de retrovisores exigem navegação em menus da tela central, algo que pode incomodar em viagens longas.

Conforto familiar

O entre-eixos de 2,75 metros garante conforto para os ocupantes, com apoio central com porta-copos, saídas de ar e entrada USB dedicadas. O porta-malas comporta 361 litros, suficiente para o uso diário, embora não surpreenda; um pequeno recuo nos bancos traseiros poderia ampliar ainda mais a capacidade.

GAC Aion Y amarelo parado na diagonal,
Foto: Divulgação | GAC Aion Y amarelo parado na diagonal,

Em comparação com rivais, o Aion Y supera hatchbacks como Dolphin Plus e ORA 03 GT em conforto e espaço, e também fica à frente do Yuan Pro, mais compacto e com oferta menor de equipamentos.

A ergonomia, visibilidade e sensação de amplitude são satisfatórias, consolidando sua proposta como um elétrico familiar.

Desempenho urbano

O motor elétrico dianteiro de 204 cv entrega desempenho honesto para uso urbano. O torque de 22,9 kgfm não impressiona frente a Dolphin Plus (31,6 kgfm) ou ORA 03 GT (25,5 kgfm), mas garante retomadas rápidas e força em subidas, suficientes para a cidade.

O Aion Y oferece quatro modos de condução — Eco, Normal, Sport e i-Pedal — com duas opções de regeneração de frenagem.

O modo Eco equilibra economia e desempenho, enquanto o i-Pedal ajuda a poupar energia sem comprometer a dirigibilidade, embora não ofereça condução One Pedal.

Suspensão equilibrada

A suspensão é calibrada para conforto, filtrando irregularidades do asfalto e mantendo estabilidade em curvas moderadas. Apesar de não ser rígida, oferece sensação de segurança e conforto para ocupantes, sendo adequada à proposta urbana e familiar.

Em testes em viagens curtas pelo interior de São Paulo, o Aion Y se mostrou consistente, silencioso e confortável, com bom isolamento de ruídos de vento e pneus. Os sistemas ADAS funcionam de maneira eficiente, com alerta de faixa e frenagem de emergência bem calibrados, sem incomodar o motorista.

Bateria e autonomia

O Aion Y vem equipado com bateria LFP de 63,2 kWh brutos, declarada pelo Inmetro com autonomia de 318 km. Nos testes, o veículo superou essa estimativa, alcançando entre 370 e 400 km na cidade e 300 a 340 km na estrada, confirmando sua aptidão para uso urbano e viagens curtas.

O consumo médio registrado foi de 6,2 km/kWh na cidade e 5,1 km/kWh na estrada, podendo chegar a 7,1 km/kWh em condições urbanas favoráveis, o que sugeriria alcance de até 440 km.

Interna do GAC Aion Y.
Foto: Divulgação | Interior do GAC Aion Y.

Leia também:

A recarga rápida DC de até 82 kW permite carregar de 20 a 80% em cerca de 30 minutos, enquanto a recarga AC de apenas 6,6 kW limita carregamentos residenciais rápidos, sendo essencial planejamento noturno.

Comparativo de rivais

Frente ao Yuan Pro, o Aion Y se mostra mais vantajoso em autonomia e espaço, mesmo que o BYD ofereça tempos de recarga ligeiramente melhores graças à bateria menor de 45 kWh. Comparado a Dolphin Plus e ORA 03 GT, o Aion Y entrega conforto e espaço superiores, embora com torque e esportividade inferiores, evidenciando seu foco familiar.

Enquanto modelos esportivos priorizam desempenho, o Aion Y se destaca por funcionalidade, ergonomia e tecnologia, equilibrando a experiência de condução urbana com conforto e autonomia para pequenos deslocamentos e viagens curtas.

Tecnologia

O Aion Y se diferencia por pacote tecnológico completo, incluindo central multimídia intuitiva, painel digital, teto solar panorâmico e sistemas de assistência ao motorista. A conectividade poderia ser aprimorada, mas a experiência geral é satisfatória para uso diário e viagens rápidas, reforçando a proposta de veículo familiar.

Os recursos de segurança ativa, como frenagem de emergência, alerta de faixa e controle de estabilidade, funcionam de forma discreta e eficiente, transmitindo segurança sem interferir na experiência de condução, algo valorizado por famílias com crianças e passageiros frequentes.

Custo-benefício

Disponível em duas versões, Premium a R$ 174.990 e Elite a R$ 184.990, o Aion Y oferece pacote completo de conforto, tecnologia e autonomia. O valor é competitivo frente a rivais, especialmente considerando espaço interno, acabamento e recursos de assistência ao motorista.

Ficha técnica GAC Aion Y Elite 2025

ItemEspecificação
Comprimento4.535 mm
Largura1.870 mm
Altura1.650 mm
Entre-eixos2.750 mm
Peso1.738 kg
MotorElétrico síncrono PMSM dianteiro
Potência150 kW / 204 cv
Torque22,9 kgfm
BateriaLFP 61,7 kWh líquidos (63,2 kWh brutos)
TomadaAC Tipo 2 – 6,6 kW / DC CCS2 – 75 kW
SuspensãoDianteira: McPherson / Traseira: Multi-Link-Beam
Pneus215/50 R18
Capacidade5 passageiros; porta-malas 361 litros
ConsumoCidade: 6,2 km/kWh / Estrada: 5,1 km/kWh
PreçoElite: R$ 184.990

E ai, o GAC Aion Y vale apena?

O GAC Aion Y prova que há vida além de BYD e GWM no mercado de elétricos familiares. Com design distinto, interior espaçoso, autonomia real de até 400 km na cidade e tecnologia embarcada, se apresenta como alternativa interessante para quem busca conforto, praticidade e eficiência.

A pergunta “vale a pena?” depende do perfil do comprador: se prioriza desempenho esportivo, hatchbacks como Dolphin Plus ou ORA 03 GT podem ser mais atraentes. Mas para quem quer um elétrico familiar, com espaço, tecnologia e autonomia equilibrada, o Aion Y mostra-se uma opção convincente.

Fique por dentro das últimas novidades do mercado de veículos elétricos e descubra avaliações completas de modelos que você precisa conhecer. Acompanhe nosso site e não perca nenhuma atualização sobre lançamentos e comparativos.

5/5 - (1 votos)

Redator online do Agora Motor, antes mesmo de concluir o ensino médio e fazer a carteira, Gabriel já está envolvido no universo automotivo. Produz conteúdos informativos e relevantes, com foco em lançamentos, notícias e tudo que movimenta o setor. Interessado em aprender e crescer na área, acompanha de perto as tendências do mercado e busca tornar a informação acessível a todos os leitores.
Posts relacionados
Notícias Descubra como financiar um carro pela Caixa e pagar menos em 2025

Comprar um carro é o objetivo de muitos brasileiros, mas o preço à vista nem…

Gabriel Schmoller
Notícias Esqueceu o celular no Uber? O que realmente acontece e quem paga a conta

Perder o celular é sempre um momento de tensão, e quando isso acontece em um…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Ducati Monster V2 2026 promete revolução no visual e na performance

A Ducati está prestes a apresentar uma das atualizações mais esperadas do mundo das duas…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo sedã híbrido da Geely custa menos que muito SUV e é cheio de tecnologia

O mercado automobilístico global está passando por uma transformação intensa, impulsionada por avanços tecnológicos e…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD prepara SUV híbrido compacto que promete surpreender o mercado

A BYD confirmou que o SUV compacto Yuan Pro ganhará, em 2026, versões híbridas plug-in,…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário