Gasolina com 30% de Etanol pode afetar motores que não são flex?

O Governo Federal estuda a possibilidade de aumentar o teor de etanol na gasolina de 27% para 30% com o objetivo de diminuir a emissão de dióxido de carbono (CO2) no Brasil, como anunciou o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em abril de 2023. No entanto, especialistas alertam que o aumento pode trazer impactos aos veículos movidos apenas a gasolina.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) realizou testes em 2015 e constatou que a gasolina com 27,5% de etanol não apresentou problemas nos veículos avaliados, desde que o combustível tivesse as mesmas características do enviado pela Petrobras para os ensaios.

Para Rogério Gonçalves, diretor de Combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), o aumento para 30% não afetará os veículos flex, uma vez que estão preparados para qualquer percentual entre 22% e 100%. Entretanto, nos veículos movidos somente a gasolina, haverá um impacto no consumo do combustível.

Gasolina com 30% de Etanol pode afetar motores que não são flex?
Gasolina com 30% de Etanol pode afetar motores que não são flex?

De acordo com a Anfavea, o aumento de consumo em relação à mistura de 25% variou entre 1% e 2% nos ensaios realizados em 2015. Além disso, motores somente a gasolina podem sofrer impacto nos materiais do sistema de alimentação de combustível e no mapeamento da injeção.

O etanol é mais corrosivo para motores movidos somente a gasolina, o que pode trazer consequências à manutenção desses veículos. A fabricante de peças Delphi afirma que as peças podem sofrer desgaste de forma mais acentuada. Carros modernos, importados e híbridos também precisam ser estudados quanto a esse possível acréscimo.

A estimativa da Copersucar é que o aumento para 30% de etanol na gasolina pode evitar a emissão de quase 3 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano. No entanto, é necessário discutir cuidadosamente as variações definidas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) com as fabricantes de automóveis para garantir que todos os componentes envolvidos não sejam negativamente impactados.

Desde outubro de 1993, automóveis nacionais e importados com injeção e ignição eletrônicas estão preparados para suportar o mínimo de 22% de etanol anidro na gasolina C brasileira. A gasolina E22 ainda é o padrão para homologação de veículos, testes de emissões e consumo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
Posts relacionados
Notícias SUVs até 100 mil que surpreendem: os melhores modelos pelo preço certo

O mercado de SUVs até 100 mil vem crescendo rapidamente, atraindo motoristas que buscam conforto,…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD Tan EV está com mais de R$100 mil de desconto

A montadora chinesa BYD surpreendeu o mercado automotivo ao lançar uma promoção agressiva para o…

Gabriel Schmoller
Notícias Descontos surpreendentes: Peugeot 208 e 2008 para PCD podem chegar a R$ 30,7 mil

O mês de outubro de 2025 traz ótimas oportunidades para o público PCD interessado nos…

Gabriel Schmoller
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross brasileiro surpreende: potência inédita deixa versões estrangeiras para trás

O aguardado Toyota Yaris Cross nacional está prestes a chegar ao mercado brasileiro com uma…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário