Gasolina E30 e diesel B15 começam em agosto: Entenda o impacto nos postos!

Em uma decisão que promete impactar diretamente o bolso dos brasileiros, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) anunciou, na última quarta-feira, 25 de junho de 2025, o aumento percentual do etanol anidro na gasolina e do biodiesel no diesel comum, que a partir do próximo mês de agosto passam a ter novas fórmulas de mistura.

A gasolina terá 30% de etanol (a famosa E30), e o diesel terá 15% de biodiesel (a chamada B15). Embora essas mudanças estejam previstas para otimizar a matriz energética do país, melhorar a redução de emissões e promover o uso de fontes de energia mais limpas, elas também trazem uma série de desafios e impactos para motoristas, mercado e até mesmo o setor automobilístico.

Pessoa segurando com a mão em uma pistola de uma bomba de gasolina.
Foto: Divulgação

Entenda os novos percentuais de etanol e biodiesel e como isso impacta os combustíveis

O novo modelo de combustíveis, com gasolina E30 e diesel B15, é parte de um plano estratégico que visa transformar a matriz energética brasileira e garantir uma redução das emissões de gases poluentes. A decisão foi formalizada pelo CNPE em sua 2ª reunião extraordinária, que teve como tema o “Combustível do Futuro” e foi amparada pela Lei 14.993/24, que regulamenta a mudança.

A gasolina E30 terá agora 30% de etanol anidro, um aumento de 3% em relação à mistura atual, que era de 27%. Já o diesel B15 passará a ter 15% de biodiesel no lugar dos 14% anteriores, conforme o Decreto em vigor desde março de 2024.

A principal justificativa para essa alteração é reduzir a emissão de poluentes e contribuir para o desenvolvimento da economia verde. O etanol e o biodiesel são mais ecológicos em comparação aos combustíveis derivados do petróleo, e ao aumentar a participação desses biocombustíveis, o Brasil visa cumprir suas metas climáticas e se tornar um país cada vez mais sustentável no uso de combustíveis.

Combustível E30 nos postos de combustíveis.
Foto: Reprodução

Por que a mudança agora? O contexto geopolítico e a redução da dependência do petróleo

A mudança nos combustíveis não vem apenas como um esforço ambiental, mas também como uma medida estratégica frente a desafios globais. O fechamento do Estreito de Ormuz, uma das principais rotas de transporte de petróleo do mundo, elevou as incertezas no mercado internacional. Esse fechamento foi causado pela tensão entre Irã e Israel, o que poderia levar a um aumento substancial no preço do barril de petróleo, podendo ir de US$ 90 para US$ 120.

Por essa razão, o governo brasileiro e o CNPE aceleraram a implementação de medidas que buscam reduzir a dependência do petróleo e fortalecer o setor de biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel. O aumento de etanol na gasolina e a ampliação da percentagem de biodiesel no diesel são alternativas que garantem uma maior autossuficiência do Brasil em termos energéticos, além de fortalecer a indústria local de biocombustíveis, especialmente a produção de cana-de-açúcar.

Impacto nos preços dos combustíveis e a economia do Brasil

Uma das vantagens apresentadas pela mudança foi o impacto positivo que ela poderá ter nos preços dos combustíveis. Durante a reunião, o governo previu uma redução de até R$ 0,13 no preço do litro da gasolina devido ao aumento do etanol, que representa uma alternativa mais barata e menos poluente em comparação ao uso de gasolina pura.

Além disso, o mercado de agronegócios, especialmente o setor de cana-de-açúcar, poderá ser beneficiado com a medida, já que o aumento do percentual de etanol em relação à gasolina significa um maior incentivo à produção nacional de biocombustíveis, gerando novas oportunidades de negócios para os produtores de etanol.

No entanto, essa mudança pode não ser completamente vantajosa para todos os consumidores. A mistura E30 tende a gerar um aumento no preço do etanol, o que poderia levar a uma inflação nos preços internos, especialmente se a oferta do biocombustível não for ajustada de maneira eficiente para atender à nova demanda.

O impacto nos veículos: o que muda para motoristas e carros?

Com a chegada da gasolina E30 e do diesel B15, uma das maiores preocupações dos motoristas e da indústria automobilística é como as novas misturas vão afetar os veículos em circulação. O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), referência em estudos sobre combustíveis e motores, validou a nova mistura de etanol e afirmou que veículos e motocicletas não terão grandes problemas com o aumento do percentual de etanol na gasolina.

No entanto, motocicletas e veículos mais antigos, especialmente aqueles com sistemas carburados ou que utilizam somente gasolina, podem apresentar dificuldades operacionais, como falhas na partida a frio, principalmente em modelos importados. Esses veículos podem ter uma desempenho abaixo do esperado ao utilizar a gasolina E30, que possui maior concentração de etanol, o que pode afetar o processo de combustão.

Já para os veículos mais modernos, que possuem injeção eletrônica e são adaptados a combustíveis com maior percentual de etanol, a transição para a E30 não deve causar maiores impactos. O mesmo vale para as motos mais recentes, que já são projetadas para rodar com o etanol mais concentrado.

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O aumento no biodiesel: problemas mecânicos e a resistência de alguns setores

No caso do biodiesel, o aumento do percentual de mistura para 15% (B15) também gerou algumas preocupações, principalmente no setor de transporte. A Confederação Nacional do Transporte (CNT) já havia se manifestado contra o aumento do percentual de biodiesel no diesel, defendendo a redução para 10% devido aos problemas mecânicos registrados em veículos pesados, como caminhões e ônibus, com o uso de biodiesel em maior quantidade.

Esses veículos, especialmente os mais antigos, têm apresentado falhas nos motores e problemas na manutenção de componentes como filtros de combustível e bombas de injeção. Esses problemas são frequentemente associados ao maior conteúdo de biodiesel, que tem propriedades diferentes do diesel comum, o que pode gerar excesso de resíduos no sistema de combustível dos veículos.

Embora essa medida tenha gerado resistência em alguns setores, o governo, por meio do presidente Lula, afirmou que o Brasil está atrasado nesse processo e que o futuro está em um modelo com maior percentual de biodiesel no diesel. O governo defendeu que, para cumprir as metas ambientais e avançar para uma matriz energética mais limpa, o Brasil precisa investir em biocombustíveis, como o biodiesel, e, em breve, poderia até pensar em uma mistura de 20% de biodiesel no diesel.

O futuro dos combustíveis no Brasil: mais biocombustíveis e sustentabilidade

A decisão do CNPE marca um novo capítulo na evolução do mercado de combustíveis no Brasil. O aumento do etanol na gasolina e do biodiesel no diesel reflete uma transformação em curso para reduzir a dependência do petróleo e impulsionar a sustentabilidade da matriz energética nacional.

Combustível E30 nos postos de combustíveis.
Foto: Reprodução

Enquanto a gasolina E30 e o diesel B15 começam a ser distribuídos nos postos a partir de agosto, é possível que, no futuro, as misturas de biocombustíveis aumentem ainda mais, ajudando o Brasil a se consolidar como um dos países mais avançados na transição para a energia limpa.

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No entanto, os consumidores, especialmente aqueles que utilizam veículos mais antigos ou motos de modelos mais antigos, precisam estar atentos às dificuldades mecânicas que podem surgir com as novas misturas de combustíveis. O mercado de biocombustíveis está em expansão, e o Brasil se prepara para se tornar cada vez mais autossuficiente na produção de energia limpa, mas o caminho para uma matriz energética totalmente sustentável ainda terá desafios a serem superados.

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Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
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